Piloto é denunciado por pulverizar agrotóxicos sobre área indígena

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 07/10/2016
Um piloto de avião agrícola de Dourados, a 233 km de Campo Grande, foi denunciado à Justiça pelo MPF (Ministério Público Federal) por crime de aspersão de agrotóxicos sobre aldeia indígena e pode pegar até quatro anos de reclusão se for condenado.

Segundo a assessoria do MPF, a perícia comprovou que o piloto, que não teve o nome divulgado, não respeitou os 500 metros de distância mínima para habitações, especificada em lei.

O laudo de exame local, produzido pelo setor de antropologia do próprio MPF, constatou que o veneno foi pulverizado a 12 metros da área Guyra Kambi'y, habitada pelos índios da etnia guarani-kaiowá.

"Após a aplicação da substância na plantação, crianças e adultos da comunidade apresentaram dores de cabeça e garganta, diarreia e febre", afirma o MPF.

De acordo com o órgão federal, o artigo 15 da Lei no 7802/89 é específico: "aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar serviço, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente, estará sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa".


Celular


Conforme a denúncia, com celular os índios produziram vídeos em que é possível observar o avião dando voos rasantes, borrifando veneno na plantação de soja e suspendendo a aspersão quando se aproximava das primeiras casas localizadas na estrada entre a fazenda e a área indígena. O fato teria ocorrido no dia 6 de janeiro de 2015.

Ainda de acordo com a assessoria do MPF, a Instrução Normativa no 02, de 3 de janeiro de 2008 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, proíbe a aplicação aérea de agrotóxicos em áreas situadas a uma distância mínima de 500 metros de povoações.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/piloto-e-denunciado-por-pulverizar-agrotoxicos-sobre-area-indigena
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Laranjeira Ñanderu (Brilhantepeguá)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.