Epidemia de obesidade entre índios de MT é apontada nacionalmente

Circuito MT- http://circuitomt.com.br - 16/10/2016
Em uma reportagem feita pela Rádio Senado, nesta semana, foi apresentado um trabalho que revelou drásticas mudanças nos hábitos alimentares e o sedentarismo nas aldeias. Intitulado "Índio quer açúcar, a epidemia de obesidade nas aldeias brasileiras", o especial mostrou o aumento de peso entre os Xavantes das reservas de Sangradouro e São Marcos, localizado em Barra do Garças (509 km a leste da Capital).

De acordo com a reportagem, com a acessibilidade aos supermercados das cidades de Primavera do Leste e de Barra do Garças eles fazem comprar que deixam os carrinhos abarrotados, principalmente em datas comemorativas, onde se compra até de fardo. São produtos como refrigerante, doces, açúcar, farinha, arroz, macarrão e até carne, este último sugere que a caça pode estar em segundo plano.

Os dados revelam que quase sete em cada dez pessoas sofrem com a chamada síndrome metabólica, com quadros de obesidade, diabetes ou doenças coronarianas.

Nos 30 minutos, a reportagem - que tem produção e redação de Fernanda Nardelli, George Cardim e Pedro Henrique Costa - mostra como o refrigerante, chamado de "odzeire", ou "água doce" na língua xavante, é considerado um vício, bebido quase todos os dias. Muitas vezes o consumo começa cedo, a partir dos dois anos de idade.

O programa aponta como o cenário se repete em outras aldeias do Brasil e discute o que pode ser feito para reverter essa tendência, com a retomada e a valorização da cultura indígena.



http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/94313-reportagem-denuncia-epidemia-de-obesidade-entre-andios-em-barra-d.html
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sangradouro/Volta Grande
  • TI São Marcos (Xavante)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.