Comissão de Agricultura da Assembleia busca soluções para conflitos na Vila do Equador

Folha BV- http://folhabv.com.br - 03/11/2016
Visando mediar um conflito entre agricultores e índios da etnia Waimiri-Atroari, que iniciou no dia 1o de outubro, deputados que fazem parte da Comissão de Agricultura Pecuária e Política Rural da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) estiveram nesta última quarta-feira, dia 2, a Vila do Equador, localizada no município de Rorainópolis, região Sul do estado.

Os indígenas estão acampados em uma das fazendas da região, alegando que as terras, mesmo não fazendo parte da reserva indígena Waimiri-Atroari, pertencem aos índios Pirititi, etnia recém-descoberta pela Funai (Fundação Nacional do Índio), em 2012. No local, indígenas liderados pelo indigenista e coordenador ambiental da Funai do Maranhão, José Pedro dos Santos, estão instalando uma base e impedindo a entrada de não índios.

Segundo Pedro, durante o voo sobre a terra indígena Waimiri-Atroari, foi encontrada uma nova etnia que vive na divisa da reserva, com aproximadamente 40 índios primitivos, que não têm condições de sobreviver sem preservação dos arredores da área em que vivem.

"Nossa intenção é proteger esse novo grupo, que está com a sobrevivência ameaçada. Decidimos montar um acampamento que deve funcionar como fiscalização ambiental, sem criar atrito. A vida dessa nova etnia depende das nossas atitudes agora. Estamos aqui, mas os órgãos federais estão cientes da nossa causa. Vamos lutar até o fim, mesmo que possivelmente a nossa área pretendida atinja algumas fazendas da região", afirmou o coordenador.

Durante a visita os deputados Zé Galeto (PRP), que preside a comissão, e Gabriel Picanço (PRB), conheceram algumas propriedades rurais e ouviram as reivindicações de índios e agricultores.

Para Picanço, a visita foi importante para saber realmente de fato o que está acontecendo no local. "Acredito que seja direito dos índios lutar por seus direitos, mas essa área tem famílias que possuem propriedades documentadas, que vivem aqui há quase 10 anos. Então, é uma situação delicada para ser analisada. Vamos levar a problemática à presidência da Casa Legislativa, para que sejam convocados os órgãos de controle Federal para que a gente possa resolver essa situação".

O deputado Zé Galeto explicou que o trabalho da Comissão é ouvir os envolvidos para tentar encontrar uma solução. "Temos que analisar os dois lados. São famílias que vivem das terras e não podem perder seu local de moradia. É preciso um estudo maior para que não seja prejudicado nenhum lado", relatou.



http://folhabv.com.br/noticia/Comissao-de-Agricultura-da-Assembleia-busca-solucoes-para-conflitos-na-Vila-do-Equador/21869
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Waimiri Atroari
  • TI Pirititi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.