Ministério Público denuncia condições precárias em colégio indígena no Rio

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 22/11/2016
Risco de desabamento, falta de extintores de incêndio e salas de aula insuficientes para a quantidade de séries. Esses são alguns problemas sofridos pelos estudantes do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda e denunciados pelo Ministério Público do Rio.

A unidade escolar, que possui salas de extensão, atende a indígenas de aldeias localizadas em Angra dos Reis e Paraty, municípios do litoral sul fluminense.

O professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da UFF, Domingos Nobre, atua na formação de professores nas aldeias e denuncia as más condições do colégio. O professor explica que há um esforço dos indígenas em conseguir melhorias para o colégio e para a formação de educadores.

Na ação, o Ministério Público pede a implementação de melhorias materiais e a reforma do Colégio Indígena, assim como as salas de extensão localizadas nos municípios de Angra dos Reis e Paraty.

Para o procurador da República Felipe Bogado, que assina o documento, "mesmo diante da crise financeira que assola o estado do Rio de Janeiro e a União, as melhorias necessárias não exigem milionárias quantias, mas apenas pontuais investimentos em ações - muitas das quais podem ser diretamente executadas pela administração pública".

Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro não havia se pronunciado sobre o assunto.




http://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2016-11/ministerio-publico-denuncia-mas-condicoes-em-colegio-indigena-no-rio
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.