Alagoas recebe primeira edição dos Jogos Indígenas Xucuru-Kariri

Agência Alagoas- http://www.agenciaalagoas.al.gov.br - 22/11/2016
Com a proposta de promover dias vibrantes e cheios de efervescência cultural para os índios alagoanos, entre os dias 14 e 17 de dezembro, a comunidade indígena Xucuru-Kariri, localizada em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, receberá a primeira edição dos Jogos Indígenas Xucuru-Kariri. O evento será aberto ao público e vai reunir oito aldeias representantes do estado durante três dias de atividades no município.

A solenidade de abertura dos Jogos Indígenas será realizada no dia 14 de dezembro, na Aldeia Indígena Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios, às 18h. Em reunião com representantes da aldeia, nesta terça-feira (22), o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, comprometeu-se em participar da abertura do evento.

Durante a primeira edição dos jogos, os índios protagonizarão um momento de reconhecimento e valorização às riquezas dos povos. Entre as 15 modalidades praticadas, as aldeias irão apresentar seus rituais característicos e celebrar as grandes simbologias das comunidades como a competição de tiro de capim amargo, cabo de força, corrida de cesto, arco e flecha, zarabatana, arremesso de peteca e estilingue.

A representante da aldeia Xucuru-Kariri e presidente do Comitê Inter-Tribal, Graciliana Wakanã, explicou que, ao todo, serão 100 participantes indígenas nos jogos. Segundo ela, outras nove aldeias também foram convidadas para participarem do evento como visitantes.

"A primeira edição dos jogos vai unir a integração entre as culturas e tem o objetivo de propagar a diversidade cultural e manter vivas as tradições dos povos alagoanos. Estamos ansiosos por esta conquista. Nós lutamos diariamente para conseguir o reconhecimento do nosso povo", declarou Gracialina.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/11430-alagoas-recebe-primeira-edicao-dos-jogos-indigenas-xucuru-kariri
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Xukuru-Kariri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.