O evento, que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, em Barra do Garças (MT), tem o objetivo de promover e divulgar a produção audiovisual feita pelo ou sobre o povo Xavante. Serão quatro dias de reflexão, formação e debates.
A programação inclui uma Mostra Escolar, realizada durante o dia, e sessões de filmes indígenas seguidas de debate, no período noturno. As sessões são gratuitas e ocorrerão sempre às 19 horas dos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, no auditório do Sintep, localizado no Centro da cidade.
Além de filmes sobre o povo Xavante, será exibido "Martírio", do cineasta Vincent Carelli e produzido por meio do projeto Vídeo nas Aldeias, em exibição nas salas comerciais do país. O longa-metragem tem sido aclamado por dar voz à história de luta pela terra e sobrevivência do povo Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul. Tonico Benites, consultor Guarani Kaiowá do filme, será o debatedor da noite.
"Apesar de o filme não ser sobre o povo Xavante, ele traz questões centrais e atuais na discussão sobre os povos indígenas, sendo uma oportunidade única para exibir um filme tão importante na região do Araguaia-Xingu", destaca Maíra Ribeiro, responsável técnica do projeto pela Funai.
Divino Tserewahú, coordenador indígena do projeto, explica a importância de discutir o cinema indígena: "A Mostra de Cinema Xavante é uma iniciativa muito importante para o povo Xavante. Nela se pode entender como o cinema indígena trabalha com o registro e a memória de sua cultura e de sua história. Os jovens que participarão da oficina vão começar a sentir o que é registro, o que é a imagem, o que é cinema". Divino é o diretor do filme "Daritidzé - Aprendiz de curador", também em exibição na Mostra.
Além de Divino e de Tonico Benites, está confirmada a presença de lideranças Xavante, como o cacique Supto da Aldeia Pimentel Barbosa e o cacique José Maria da Aldeia São Marcos.
Também participarão dos debates a cineasta Cristina Flória, o produtor cultural Alexandre Lemos, o professor da UFMT Gilson Costta e o técnico do Instituto Socioambiental Adryan Nascimento, realizadores e parceiros da Mostra.
Paralelo ao evento acontecerá uma oficina de produção audiovisual com 18 participantes de sete terras indígenas do povo Xavante. Os participantes indicados já têm contato com o processo de produção audiovisual, seja como responsável pelo registro dos rituais em sua aldeia, seja como parte da equipe de produção de filmes. A oficina será ministrada pelos cineastas Divino Tserewahú e Marica Kuikuro.
Mostra de Cinema Xavante
O evento surgiu a partir do projeto cultural "Cinema nas Aldeias Xavante: ver, ouvir e debater" realizado pela Funai. Em 2015, o projeto exibiu filmes indígenas em 12 aldeias nas Terras Indígenas Parabubure e Ubawawe, além da produção de uma caixa com filmes indígenas que foi distribuída para as escolas indígenas.
A Mostra de Cinema Xavante é uma iniciativa da Coordenação Regional Xavante dentro do Programa de Apoio a Projetos Culturais do Museu do Índio, em parceria com o Núcleo de Produção Digital - NPD/UFMT Araguaia.
A Mostra tem o apoio local do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro, Seduc/MT), do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Pólo Barra do Garças (Sintep/MT), da Operação Amazônia Nativa (Opan), da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças/MT e da Assessoria Pedagógica de Barra do Garças (Seduc/MT).
http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4025-funai-em-barra-do-garcas-mt-realiza-mostra-de-cinema-xavante
PIB:Leste do Mato Grosso
Related Protected Areas:
- TI Parabubure
- TI São Marcos (Xavante)
- TI Pimentel Barbosa
- TI Ubawawe
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.