Estudantes recebem revista em quadrinhos sobre a história indígena no Alto Vale

O Riossulense- http://www.oriosulense.com.br - 29/11/2016
Mais um contexto da história regional está sendo trabalhado com estudantes por meio da revista em quadrinhos Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul. O material está sendo distribuído em escolas da cidade pela equipe da Fundação Cultural.

As turmas do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, do bairro Barragem, receberam os exemplares dia 25/11. Integrantes da Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng, de Ibirama, participaram da entrega da revista, apresentaram danças e conversaram com estudantes.

A revista em quadrinhos retrata parte da história do contato dos povos indígenas com os imigrantes europeus. A proposta é popularizar as pesquisas, diversificar o processo de reflexão e construir mais referências para o conhecimento sobre a história regional.

A pesquisa teórica para o projeto foi feita pelos historiadores Catia Dagnoni e Rodrigo Wartha. Eles elaboraram o roteiro em parceria com professores e estudantes da Escola Vanhecú Patté, da Terra Indígena, que assinam a autoria da revista junto com os historiadores. A direção de arte e os desenhos ficaram a cargo do ilustrador Alex Guenther.

O projeto da revista em quadrinhos iniciou em 2014, com a primeira edição. Esta foi intitulada Rio do Sul: Nas Palavras do Colonizador e teve a direção de arte assinada pela Rolimã Estúdio.

A nova edição foi elaborada pela equipe da Fundação Cultural e patrocinada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014, com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e Funcultural.



http://www.oriosulense.com.br/geral/estudantes-recebem-revista-em-quadrinhos-sobre-a-hist%C3%B3ria-ind%C3%ADgena-no-alto-vale-1.1951206
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.