Missão conjunta irá apurar violações de direitos humanos com índios de MS

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 05/12/2016
Entre hoje (5) e quarta-feira (7) um grupo formado por integrantes do CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias) da Câmara dos Deputados e do Parlamento Europeu, participam de uma missão conjunta ao Estado para apurar violações de Direitos Humanos aos Guarani e Kaiowá.

O objetivo dessa missão é conversar com lideranças e visitar aldeias do povo Guarani-Kaiowá para verificar denúncias de mortes, ameaças e ataques contra as comunidades indígenas.

A delegação composta por integrantes dos dois grupos, chega nesta segunda-feira às 21 horas em Dourados, distante 233 km de Campo Grande.

Amanhã (6), às 8 horas, será realizada uma visita à aldeia Kunumi Verá em Caarapó, onde ocorreu em junho deste ano o confronto entre índios e fazendeiros, e que resultou na morte do agente de saúde Clodiode de Souza.

Além da aldeia Kunumi Verá, a delegação também visitará a aldeia Guayviry e Aty Guasu, onde será realizada uma assembleia.

Eles permanecerão até quarta-feira (7) em Mato Grosso do Sul para realizarem reuniões com integrantes dos movimentos sociais e do MPF (Ministério Público Federal) de MS e com deputados estaduais e o governador Reinaldo Azambuja, prevista para às 16 horas.

Em novembro deste ano, o extermínio de indígenas no Brasil foi tema de debate no Parlamento Europeu e uma resolução condenando atos de violência contra os Guarani-Kaiowá foi aprovado.

Além disso, o parlamento apelou às autoridades brasileiras para que tomem medidas imediatas de resguardo dos direitos humanos dos indígenas. E um pedido de elaboração de um plano de trabalho que priorize a demarcação de territórios reivindicados pelos Guarani-Kaiowá, também foi solicitado pelos eurodeputados.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/missao-conjunta-ira-apurar-violacoes-de-direitos-humanos-com-indios-de-ms
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guaivyry-Joyvy (Amambaipeguá)
  • TI Dourados-Amambaipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.