Etnias indígenas se reúnem em conferência

Goiás Agora- http://www.goiasagora.go.gov.br - 06/12/2016
A 2ª Etapa da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena - Comunidade Educativa reuniu, durante dois dias, três etnias indígenas diferentes em um fórum de discussões sobre educação indígena. O encontro ocorreu na aldeia de Buridina, em Aruanã, sob organização da Subsecretaria Regional de Goiás e Coordenação de Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Participaram da Conferência membros das etnias Iny (Karajá), de Aruanã; Xavante, de Aragarças; e Tapuia, de Rubiataba, que puderam apresentar suas realidades e experiência na educação, buscando discutir e propor melhorias no ensino dos povos indígenas. Mais de 100 pessoas, a grande maioria indígena, estavam presentes.

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, coordenadores da Funai, secretários municipais de Aruanã e, ainda um representante da etnia Ava Canoeiro, de Minaçu, também participaram do encontro nos dias 1 e 2 de dezembro

A Coordenação de Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola é gerenciada pela Superintendência de Ensino Fundamental da Seduce.


Integração


De acordo com os organizadores, nos momentos das refeições a integração e alegria entre todos participantes era muito grande. Foi oferecido um cardápio diferenciado com comidas típicas do povo Karajá, como tapioca com mel, sopa de inhame, arroz com pequi, farofa de tartaruga, sucos de frutas do cerrado, doce de abóbora e rapadura. "Tudo feito com muito capricho, o evento foi um sucesso", contou o subsecretário Regional de Goiás, Jonas Berquó.



http://www.goiasagora.go.gov.br/etnias-indigenas-se-reunem-em-conferencia/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Karajá de Aruanã I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.