Prefeitura de Porto Murtinho deixa crianças sem estrutura básica em escola indígena

Capital News- http://www.capitalnews.com.br - 20/12/2016
A Escola Municipal Indígena Ejiwajegi Polo Extensão, localizada em Porto Murtinho, está abandonada pelo poder público. A situação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS), em nota publicada no site institucional.

Sem prédio próprio, a escola funciona desde 2007 numa sala do Posto de Saúde da Aldeia Campina, na Reserva Indígena Kadiwéu e abriga 22 alunos do 1o ao 8o ano do ensino fundamental. A sala não tem ar-condicionado, e o único banheiro no local é compartilhado com os usuários do posto. Além de não haver espaço suficiente para todas as crianças, até janeiro deste ano, não havia sequer carteiras escolares na "escola". O MPF declarou que estuda qual medida adotar para a resolução do caso.

Ainda de acordo com o MPF, outra situação grave é que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Murtinho jamais enviou qualquer material para a escola. Cansado da situação, o professor da instituição pagou com recursos próprios por carteiras. Os cadernos e outros materiais foram comprados pelos pais.

Também não há local próprio para merenda, nem auxiliar pedagógico ou faxineira. O professor tem que desempenhar todas estas funções.

A situação reflete diretamente no rendimento dos alunos: conforme o MPF, os que chegam ao 8o ano não sabem ler ou escrever.



http://www.capitalnews.com.br/politica/prefeitura-de-porto-murtinho-deixa-criancas-sem-estrutura-basica-em-escola-indigena/299319
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Kadiwéu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.