De bebida cultural dos índios, caxiri agora é produto à venda

Folha de Boa Vista- http://www.folhabv.com.br - 27/01/2017
O caxiri é uma bebida de teor alcóolico milenar dos povos indígenas, feito à base de mandioca. A produção é manual, mas rica em rituais durante o processo de produção. Antes, o caxiri se destinava apenas ao consumo dos indígenas, mas agora a bebida passou a ser comercializada nas feiras-livres da Capital.

A Wapichana Silvana Souza, de 52 anos, que se criou na comunidade indígena da Serra do Manoá, no Bonfim, município a 120 quilômetros da Capital pela BR-401, região Leste de Roraima, percebeu que poderia melhorar de vida produzindo e vendendo caxiri. Há 30 anos no boxe 119 da Feira do Produtor, no bairro São Vicente, zona Sul da Capital, ela vende hoje uma média de 90 garrafas de dois litros por dia. Cada garrafa custa R$ 10,00.

"Sustento minha família daqui, com a venda do caxiri. Criei meus cinco filhos, que hoje me ajudam na produção da bebida. Eu faço o caxiri na minha comunidade e vendo aqui na feira. Muita gente compra", disse a indígena, sorridente, aproveitando para dar o contato telefônico: 99176-0016.

Além da bebida, a feirante também produz e vende beiju, que é outra iguaria indígena, feita com tapioca extraída da mandioca. O preço é R$ 5,00. "Também vendo pimenta ardosa, que acompanha a comida indígena. Meus planos são aumentar minha produção de caxiri", frisou Silvana Souza. Os índios geralmente preparam a bebida durante os trabalhos coletivos, como em um plantio de roça, por exemplo. O caxiri é oferecido como sinal de boas-vindas aos visitantes da comunidade. Os mais antigos contam que a bebida surgiu como um alimento para dar força para a pesca e caça. Na tradição indígena, apenas as mulheres podem fazer o caxiri. O teor alcoólico da bebida depende do tempo de fermentação.



http://www.folhabv.com.br/noticia/De-bebida-cultural-dos-indios--caxiri-agora-e-produto-a-venda/24837
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Manoá/Pium
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.