Parceria do Governo garante realização dos Jogos Indígenas Xucuru- Kariri

Agência Alagoas- http://www.agenciaalagoas.al.gov.br - 17/12/2016
Parceria estabelecida entre o Governo de Alagoas e Fundação Nacional do Índio (Funai) garantiu a primeira edição dos Jogos Indígenas de Alagoas.

A competição, que reuniu nove povos indígenas, teve início na terça-feira (13) e foi encerrada na noite desta sexta-feira (16), na Aldeia Mãe Serra do Capela, na cidade de Palmeira dos Índios.

A reserva indígena Xucuru-Kariri foi escolhida para sediar a primeira edição dos Jogos Indígenas Xucuru- Kariri. O Departamento de Estradas de Rodagens (DER/AL) enviou técnicos e máquinas para revitalizar a estrada de acesso à aldeia, bem como a preparação das áreas onde aconteceram as disputas.

O torneio contou com a participação de mais 200 indígenas selecionados em 15 modalidades, como arco e flecha, arremesso de lança, corrida de maracá, cabo de força, zarabatana, tiro de capim amargo, futebol, luta corporal, entre outras disputas.

A Aldeia Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios, recebeu competidores dos povos Xucuru-Kariri, Geripancó, Tingui-Botó, Wassu Cocal, Kariri-Xocó, Karapotó e Kalancó. Foram convidados povos indígenas das cidades de Pariconha, Água Branca, Inhapi, São Sebastião, Feira Grande, Joaquim Gomes e Traipu.

Também prestigiaram os jogos povos indígenas de Pernambuco (Fulni-ô e Pankararu) e do Mato Grosso (Paresi).

Além da realização dos jogos, foi montado na aldeia um centro de convivência com exposição de artesanato indígena, desfiles, danças e outras atividades culturais com a permissão e apoio do cacique Manoel Celestino.


Troféus


No encerramento dos jogos, na noite desta sexta-feira (16), o secretário-executivo da Vice-Governadoria, Josivan Vital, representou o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, na entrega dos troféus aos vencedores de cada competição.

A articuladora-geral da primeira edição dos Jogos Indígenas de Alagoas, Graciliana Wakanã, agradeceu o apoio do governo de Alagoas na realização do evento.

"Tudo foi feito para celebrar a união dos povos e o fortalecimento da cultura indígena. Não houve vencedores ou derrotados. Todos saíram ganhando porque o mais importante foi a valorização das nossas tradições", explicou.

Por sua vez, o cacique Celestino também agradeceu ao governador Renan Filho pelo apoio à Cultura Indígena. "Defendo que seja feito um decreto que se transforme em lei para que os futuros governos mantenham a realização dos jogos que são importantes para fortalecer as políticas públicas voltadas para os povos indígenas e nossa cultura", afirmou.

Após a entrega dos troféus aos vencedores de cada competição, todos os povos se reuniram para celebrar o sucesso do evento com rituais e tradicional dança do toré.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/12635-parceria-do-governo-garante-realizacao-dos-jogos-indigenas-xucuru-kariri
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Xukuru-Kariri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.