Presidente da Funai é cobrado sobre caos da saúde na maior aldeia do país

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 09/02/2017
O presidente da Funai, Antonio Costa, se reuniu hoje (9) com representantes das comunidades indígenas de Dourados e ouviu relatos sobre os principais problemas que afetam os moradores da mais populosa reserva do país, com quase 16 mil índios. Costa passou pela cidade quando se dirigia ao município de Aral Moreira, onde participa de reunião do Aty Guasu no acampamento Guaiviry. Ele também se reuniu com servidores, na sede regional da Funai em Dourados.

A reunião com as lideranças foi no polo da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Apesar de a Funai não cuidar diretamente da saúde nas aldeias, Costa foi cobrado sobre as dificuldades que a comunidade das aldeias Bororó e Jaguapiru enfrenta, principalmente por falta de estrutura e constantes paralisações dos servidores por atraso no pagamento.

"O objetivo da viagem é ouvir as comunidades indígenas e os nossos servidores sobre o fortalecimento da Funai, nesse ano em que iremos celebrar os 50 anos da instituição", disse Costa.


Até sábado


A reunião em Dourados abriu a agenda de três dias que Antonio Costa cumpre em comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. Até sábado, percorre acampamentos dos guarani-kaiowá em Amambai e dos terena em Aquidauana e participa do fórum de caciques, em Sidrolândia.

Depois de Dourados, ele foi ao acampamento Guaiviry, entre os municípios de Amambai e Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai. O grupo é liderado pelo filho do cacique Nizio Gomes, desaparecido em 2011 após um ataque de seguranças de fazendeiros.

A comunidade Guaiviry luta pela demarcação de duas fazendas localizadas nas margens da MS-386, rodovia que liga Ponta Porã a Amambai. Na sede de uma das fazendas, ocupada desde 2015, Antonio Costa participa de uma reunião do o Aty Guasu, organização que representa os índios de Mato Grosso do Sul.

Amanhã (10), o presidente da Funai se reúne com o Conselho Terena das áreas indígenas Taunay e Ipegue, no município de Aquidauana. Na manhã de sábado, participa de reunião com o Fórum dos Caciques, em Sidrolândia.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/presidente-da-funai-e-cobrado-sobre-caos-da-saude-na-maior-aldeia-do-pais
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  • TI Taunay/Ipegue
  • TI Guaivyry-Joyvy (Amambaipeguá)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.