Justiça agenda conciliação entre indígenas e fazendeiros em MS

Globo Rural- http://revistagloborural.globo.com - 13/02/2017
A Justiça Federal em Três Lagoas (MS), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), designou audiência de conciliação entre a comunidade Ofayé-Xavante e proprietários da Fazenda Santana, em Brasilândia (MS), cuja área avança sobre os limites do território indígena e que foi pelos índios na semana passada. A tentativa de acordo será na próxima quarta-feira (22), às 14h30, na 1ª Vara da Justiça Federal.

O MPF explica que solicitou a conciliação para evitar conflito entre a comunidade e os fazendeiros, "já que os indígenas demonstraram a intenção de permanecer nos limites do território já identificado como tradicional pelo Ministério da Justiça e que será objeto de demarcação física pela Fundação Nacional do Índio (Funai)".

A terra indígena Ofayé-Xavante, com 1.937 hectares, foi reconhecida como tradicional pela Portaria n.o 264/92 do Ministério da Justiça. Apesar de reconhecida e delimitada, a comunidade indígena aguarda desde 2009 a colocação de marcos físicos pela Funai - última etapa da demarcação antes da homologação pelo presidente da República, diz o MPF.

Os índios reivindicam a finalização do processo demarcatório da terra indígena, iniciado em 1987 e que há 8 anos está parado na Funai. Em decisão publicada no dia 24 de janeiro, o MPF conseguiu liminar que obriga a Funai a retomar e concluir o processo em até seis meses, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.



http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2017/02/justica-agenda-conciliacao-entre-indigenas-e-fazendeiros-em-ms.html
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ofayé-Xavante
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.