Tribo Ashaninka e Europeus se unem e inauguram o primeiro Ecomercado indígena do Brasil

Terra- https://noticias.terra.com.br - 17/03/2017
A partir do dia 31 de março, em Marechal Thaumaturgo, no coração da Floresta Amazônica, detritos plásticos e latas de alumínio poderão ser trocados por alimentos cultivados localmente. O primeiro ecomercado indígena do Brasil será inaugurado, por meio de uma parceria entre a Fundação House of Indians, instituição holandesa com sede em Bruxelas (Bélgica), e a Tribo Ashaninka do Rio Amônia, no Vale do Juruá.

O projeto, que nasceu em 2014, é uma resposta ao excesso de detritos na região. O princípio é simples: permitir aos clientes de pagar a suas compras com plástico e alumínio. O ecomercado oferecerá alimentos e artesanato originário da cultura local, reforçando a economia indígena, favorecendo uma agricultura ecologicamente durável e garantindo às comunidades os meios de permanecerem proprietários de suas terras e simultaneamente protegendo a floresta.

Para Benki Pyãko, líder ashaninka, a iniciativa tem como objetivo desenvolver uma abertura de consciência sobre o valor ecológico e econômico da reciclagem. "Hoje, as comunidades indígenas das florestas tropicais tornam-se atores essenciais na proteção da Amazônia. Vivemos a consequência direta do crescimento do contato entre as populações e a consumo industrial (garrafas, sacos e embalagens plásticas, latas de alumínio). Infelizmente as políticas de reciclagem são raras nas regiões rurais da floresta, por isso temos de agir", enfatiza.

Segundo Marcelo Nunes Valladão, brasileiro que há 11 anos vive na Europa, fundador e presidente da House of Indians, a parceria com Benki enche a instituição de otimismo. "Benki é um ativista dos direitos do homem, defende a convivência pacifica entre o ser humano e o meio ambiente, desempenhando um papel ativo na proteção de suas terras, o que o tornou um líder das tribos vizinhas na reivindicação da autogestão política, econômica e agroecológica dessas tribos, em harmonia com as tradições culturais e espirituais. Temos certeza que esse projeto irá transformar Marechal Thaumaturgo", salienta.

A gestão do empreendimento será da tribo Ashaninka, que irá cuidar do estoque de alimentos, da negociação com os fornecedores e da manutenção do estabelecimento. Também serão responsáveis pelo processo de recebimento, pesagem, armazenamento e enfardamento dos recicláveis. O transporte do material recebido será realizado por meio de uma parceria com a prefeitura local. O espaço que irá abrigar o ecomercado foi reformado e mobiliado com investimentos da fundação House of Indians.

Inicialmente, estarão disponíveis aos consumidores somente produtos orgânicos produzidos pela agricultura familiar local. Alimentos industrializados, produtos de limpeza ou outros itens de consumo poderão ser incluídos com o avanço do projeto. "A proposta é empoderar os pequenos produtores rurais de todo o Acre e garantir a eles aumento de renda. Todos os produtos do ecomercado poderão ser adquiridos com a entrega de latas ou garrafas pet, mas a venda a dinheiro também poderá ser feita, mas não é o foco principal", ressalta Marcelo Nunes Valladão.

Com a parceria entre a Tribo Ashaninka e a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, a Fundação House of Indians espera ir além da geração de renda para a tribo. A outra meta é conscientizar a população para a necessidade de manter limpa a cidade e as margens do Rio Amônia, principal via de transporte na região. "Após seis meses de funcionamento do ecomercado e consequente avaliação dos resultados, a House of Indians pretende estabelecer na cidade um restaurante com as mesmas características comerciais. A partir daí o projeto deve ser expandido para outros estados e países", afirma o presidente da instituição.


Comitiva Europeia na inauguração


Para participar da inauguração, Marcelo Nunes Valladão estará em Marechal Thaumaturgo com um grupo de 15 europeus, que irá percorrer o município entregando aos moradores um panfleto sobre o eco mercado e entregando um saco para o transporte de recicláveis. "Fico muito grato com o envolvimento desse grupo de pessoas, que mesmo vivendo do outro lado do mundo se preocupa com a sustentabilidade da humanidade. Será um dia histórico para Marechal Thaumaturgo", afirma o presidente da House of Indians.



https://noticias.terra.com.br/dino/tribo-ashaninka-e-europeus-se-unem-e-inauguram-o-primeiro-ecomercado-indigena-do-brasil,12ce1a9fb26d4647ce61eecda57757c0hqi316sy.html
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kampa do Rio Amônea
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.