Índios receberão R$ 4 milhões

Diário de Cuiabá- http://www.diariodecuiaba.com.br - 25/03/2017
Os índios da etnia Mênêngokre Kayapó que habitam a Terra Indígena Capoto/Jarina, região Oeste do município de Peixoto de Azevedo (673 km de Cuiabá) vão receber R$ 4 milhões a título de indenização. O valor é referente aos danos ambientais, materiais e espirituais causados pela queda do avião da Gol Linhas Aéreas na terra indígena em 2006.

Os valores foram formalizados na semana passada entre a empresa Gol, os indígenas e o Ministério Público Federal. No mês de novembro do ano passado o MPF já havia anunciado que o acordo tinha sido fechado, agora ele foi formalizado. Desde 2013, quando o processo foi instaurado, os habitantes daquela localidade pedem a reparação por "danos ambientais e espirituais" causados pela queda da aeronave no interior da terra indígena.

Na ação junto ao Ministério Público Federal os índios alegaram que os destroços do avião continuavam no local. A situação estaria causando diversos danos à terra indígenas, inclusive culturais e espirituais, por isso o pedido da indenização. Os Kayapó acreditam que os espíritos dos mortos ainda estão vibrando naquela área, onde não podem mais caçar, pescar, montar aldeia, em respeito aos mortos.

De acordo com crenças e tradições do povo Kayapó, a área tornou-se uma casa dos espíritos.

"Naquele lugar nós não vamos caçar, não vamos fazer roça, não vamos pescar. Nós respeitamos os espíritos que moram lá", explicou o cacique Bedjai Txucarramãe.

O valor deve ser empregado em favor da comunidade Metukire (grupo da etnia Mebengokre Kayapó), da Terra Indígena Kapoto Jarina e "à luta dos povos indígenas".


Acidente


O acidente aconteceu no dia 29 de setembro de 2006, quando duas aeronaves se chocaram no ar. O Boeing 737-800 que operava o voo da Gol e um jato Legacy 600 colidiram. A aeronave da Gol saiu de Manaus com destino ao Rio de Janeiro e caiu na mata. Todas as 154 pessoas que estavam a bordo morreram.

Os pilotos do Legacy, Jan Paul Paladino e Joseph Lepore foram condenados a três anos, um mês e dez dias de prisão em regime aberto.



http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=501913
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Capoto/Jarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.