AGU impede retirada de comunidade Tapeba de área delimitada pela Funai no Ceará

Advocacia-Geral da União agu.gov.br - 14/06/2017
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar, no Supremo Tribunal Federal (STF), liminar que havia determinado a reintegração de posse, em favor da construtora STF, de terreno ocupado pela comunidade indígena Tapeba no município de Caucaia (CE).

Por meio da Procuradoria-Geral Federal, a AGU apontou que o imóvel está inserido em área que já foi delimitada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como tradicionalmente ocupada pelos indígenas, conforme prevê o artigo 231 da Constituição Federal.

Os procuradores federais acrescentaram, ainda, que o cumprimento da liminar agravaria a situação de vulnerabilidade e insegurança dos Tapeba, uma vez que obrigaria eles a retornar à faixa de domínio da ferrovia Transnordestina (onde estavam anteriormente), impedindo que tivessem acesso a moradia, saúde e educação. Além disso, foi destacado que reintegração poderia gerar conflitos e comprometer a integridade física dos membros da comunidade, que certamente resistiriam à desocupação justamente porque estão cientes de que a área é tradicionalmente ocupada por indígenas.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, concordou com as ponderações da AGU e deferiu o pedido de suspensão da liminar até o julgamento definitivo do mérito da causa.

Ref.: Suspensão de Liminar no 1096 - STF.



http://agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/564803
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tapeba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.