Exército interdita área de degradação ambiental. Confira fotos e vídeo

FolhaWeb folhabv.com.br - 06/07/2017
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva interditou em área de degradação ambiental proveniente de garimpo ilegal em uma área de difícil acesso, no interior da Terra Indígena Yanomami (TIY) a 310 km da capital roraimense.

Segundo informações repassadas pela equipe, o local jamais havia sido acessada por tropas legais. Os garimpeiros foram abordados de surpresa por meio de helicóptero. Devido as condicionantes do terreno a tropa desembarcou saltando da aeronave, já que não foi possível o pouso.

Pela percepção do helicóptero no local, os garimpeiros fugiram para o interior da selva e os que não estavam em flagrante de trabalho de garimpagem ilegal foram orientados a sair do interior da área. Estima-se um efetivo de 800 (oitocentas) pessoas habitavam o local.

A estrutura da área de garimpo ilegal possuía mini-mercados, casas improvisadas, comunicação via satélite e até salão de cabeleireiro.

Toda estrutura foi inutilizada pela tropa da 1ª Bda Inf Sl, bem como o material proveniente da garimpagem ilegal.

Material apreendido

Até o presente momento foram apreendidos: 25 (vinte e cinco) motores, 15 (quinze) "carotes" de 50 litros de combustível, 29 (vinte e nove) "carotes" de 50 litros de diesel, 01 (um) telefone satelital, 01(um) quadriciclo, 25 (vinte e cinco) motores de jateamento, 01(uma) arma de fogo, 03 (três) rádios de comunicação, 06 (seis) balsas de garimpo, 17g de ouro, 02 (dois) geradores de energia, 4755 (quatro mil setecentos e cinqüenta e cinco) litros de gasolina, material entorpecente. A estimativa é que até o momento o prejuízo a ilicitude gira em torno de R$ 24.000.000.

A equipe da 1ª Bda Inf Sl permanece no local em busca de mais material ilícito e de mais informações.

Operação Curare VIII

A operação transcorre em conjunto com os órgãos das esferas federal e estadual e tem a finalidade de intensificar a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuir no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, realizar atendimento de saúde e odontológico dos habitantes locais e reforçar junto à população regional, o sentimento de nacionalismo.

https://www.youtube.com/watch?v=Yp30mRQW7rI


http://folhabv.com.br/noticia/Exercito-interdita-area-de-degradacao-ambiental--Confira-fotos-e-video/30088
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.