Índios mantém pelo 4o dia ocupação a alojamentos e canteiro de obras de usina hidrelétrica no Nortão

Só Notícias sonoticias.com.br - 19/07/2017
Cerca de 200 indígenas da etnia Munduruku, da bacia do Tapajós, continuam ocupando os alojamentos e o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, localizada entre os municípios de Alta Floresta e Paranaíta (391 quilômetros de Sinop). Segundo informações da assessoria da empresa, uma reunião para negociar a desocupação entre representantes Fundação Nacional do Índio (Funai) e os índios ocorrerá, esta manhã.

Os indígenas chegaram ao canteiro de obras da usina, na madrugada do último sábado (15). A decisão de ocupar pacificamente o local ocorreu após um encontro de índios mundurukus 'Aya Cayu Waydip Pe', no dia 10 de maio, na aldeia Santa Cruz, no município de Jacareacanga, no Pará. Neste encontro foram discutidos os problemas causados pela construção da empresa hidrelétrica, no rio Teles Pires, em Paranaíta.

Na pauta de reivindicações, buscam informações do local onde foram colocadas as urnas funerárias de índios supostamente assassinados na região. Exigem que a empresa hidrelétrica criem o 'Fundo Munduruku' para construção de uma universidade indígena, apoio sem interferência das hidrelétricas, proteção dos lugares sagrados e preservação da cultura e história deles. Eles cobram demarcação e homologação das terras indígena Sawré Maybu. Eles exigem que o governo realize uma consulta livre, prévia e formada de acordo com o protocolo Munduruku, para construção de qualquer obra que causa impacto direto aos índios. Além disso, eles cobram a parecença do presidente da Funai, Ministério da Justiça, diretores da UHE São Manoel e Teles Pires, Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente, de Minas e Energia e do presidente do Ibama.

Outro lado
A assessoria da usina São Manoel informou, ao Só Notícias, que segue em tratativas com o povo Munduruku e também com os órgãos competentes, e está fortemente comprometida em encontrar uma solução que garanta a segurança das comunidades locais, colaboradores e do empreendimento.



http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/indios-mantem-pelo-4o-dia-ocupacao-a-alojamentos-e-canteiro-de-obras-de-usina-hidreletrica-no-nortao
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Sawré Muybu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.