Recife recebe exposição sobre quilombo indígena do Sertão

LeiaJá leiaja.com - 03/08/2017
A partir do próximo sábado (5), o Museu da Abolição, no bairro da Madalena, Recife, recebe a exposição "Tiririca dos Crioulos: pessoas fortes na luta", que é parte do projeto "Do Buraco ao Mundo: percepções sobre o patrimônio cultural da Tiririca dos Crioulos". A mostra foi fruto de três anos de pesquisas colaborativas, dentro desse quilombo-indígena do município de Carnaubeira da Penha, no sertão de Pernambuco.

Estarão expostos objetos marcantes para a comunidade como o primeiro rádio e a máquina de costura do quilombo, saias de caroá (espécie de fibra vegetal) utilizadas no ritual do Toré e Gira, potes de barro, colares, antigos ferros de passar roupa à carvão, fotos, desenhos criados pelas crianças. A mostra também terá vídeos sobre algumas referências culturais que foram mapeadas, como as artes no barro, os benditos, as parteiras e sobre a primeira casa de alvenaria do quilombo, onde ainda são realizados rituais.

Os visitantes ainda poderão manusear o livro "Tiririca dos Crioulos: um quilombo-indígena" e ouvir um documento sonoro, contendo músicas ritualísticas. Os idealizadores explicam que a Tiririca dos Crioulos é uma coletividade que ainda hoje luta por seus direitos constantemente ameaçados, assim como tantas outras comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais espalhadas pelo Brasil.

SERVIÇO:

Exposição Tiririca dos Crioulos: pessoas fortes na luta

Abertura: 5 de agosto

Entrada gratuita

Programação:

Roda de Diálogo Arte, Patrimônio e Políticas Culturais: construindo pontes para a educação das relações étnico-raciais (das 14h às 17h)

Ritual de abertura com as moradoras e moradores da Tiririca dos Crioulos (às 17h)

Museu da Abolição - Rua Benfica, 1150 - Madalena




http://www.leiaja.com/cultura/2017/08/03/recife-recebe-exposicao-sobre-quilombo-indigena-do-sertao/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Pankará da Serra do Arapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.