IBAMA prende 4 em reserva indígena de Juara e maquinários foram queimados

Top News topnews.com.br - 01/09/2017
Uma operação do IBAMA em Juara na região de Itapiúna foi flagrado na reserva indígena Kaiabi/Apiacá durante um sobrevoo de helicóptero no último dia 29, onde foi constatado a pratica de extração de madeiras na reserva.

Os agentes pousaram aeronave e ao indagaram as pessoas, entre elas um indígena, que disseram estarem fazendo extração de madeira para venda posterior na região.

Em vistorias realizadas pelos agentes, foram encontrados armas, animais silvestres mortos para alimentação daquelas pessoas, tratores, caminhonetes e caminhões.

Os agentes deram voz de prisão em flagrante delito pelo crime ambiental praticado por aquelas pessoas, entre os crimes estão enquadrados: Posse ilegal de arma de fogo, desmatamento, furto de madeira, e crimes contra a flora brasileira.

As pessoas detidas foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Federal de Sinop, onde foi Lavrado pelo delegado Gabriel Costa e estão presos no presídio Ferrugem da mesma cidade. O nome dos envolvidos não foi revelado pelo Delegado.

O indígena realizava fiscalização de controle da madeira retirada e o dinheiro da venda seria dividido com o Cacique, segundo o delegado informou a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias com exclusividade.

Os maquinários apreendidos foram inutilizados e queimados, por não ter meios de locomovê-los para apreensão.

Não foi arbitrado fiança aos presos, por se tratar de furto qualificado de madeira, além de haver incidência de outros crimes, e o gerente havia contratado advogado que acompanhou o depoimento dos presos, mas mesmo assim, foram encaminhados para a cadeia para aguardarem o pronunciamento do juízo daquela comarca.



http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=51960
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Apiaká-Kayabi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.