Maranhão registra mais de cinco mil focos de incêndio

G1 g1.globo.com - 14/09/2017
Além do desmatamento, outra ameaça às florestas brasileiras são os incêndios e no Maranhão a situação é grave. Mais de cinco mil e 500 focos já foram registrados só este mês. O esforço das autoridades tem sido para fortalecer as ações de prevenção.

O Prev-fogo foi o programa criado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para prevenir e combater incêndios florestais. No Vale para o Pindaré ele levou equipamentos e orientações sobre prevenção ao fogo.

O tempo quente e seco tem proporcionado recordes nada positivos no Maranhão. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do início deste ano até o momento o número de focos de incêndio no estado é 47 por cento maior que no mesmo período do ano passado.

Só no mês de setembro já foram registrados cinco mil e 700 focos. O município de Grajaú é o terceiro do país onde o fogo tem provocado mais estragos no meio ambiente. Em primeiro vem São Félix do Xingu e Altamira, ambos municípios do Pará.

Segundo Antonio Adolfo Fonseca, coordenador estadual do Prev-fogo, já existe equipes atuando na Reserva Indígena do Bacurizinho, no município de Grajaú, área mais afetada pelos incêndios. "É um combate nível três ampliado onde nós estamos com um contingente de 55 homens em combate com a aeronave e com todas aquelas ferramentas que o Ibama está dispondo para fazer isso aí"

No Maranhão existe atualmente em atividades cinco brigadas de incêndio do Prev-fogo. Duas na terra indígena Araribóia, na região Tocantina, uma na Reserva Caru, no Vale do Pindaré, uma em Grajaú e outra no município de Fernando Falcão, na Reserva Porquinho.

Os brigadistas são treinados pelo Ibama não só para combater o fogo como também para trabalhar a conscientização das comunidades.




https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/maranhao-registra-mais-de-cinco-mil-focos-de-incendio.ghtml
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  • TI Bacurizinho
  • TI Caru
  • TI Porquinhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.