Incêndios ameaçam áreas protegidas da Amazônia

Radioagência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br - 15/09/2017


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou quase 42 mil focos de calor na Amazônia, só no primeiro semestre deste ano. O número representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2016.


O Ibama divulgou informações sobre queimadas que ameaçam áreas protegidas. No Amazonas, um incêndio foi controlado após atingir 35 mil hectares do Parque Nacional dos Campos Amazônicos e da Terra Indígena Tenharim Marmelos.


Duas brigadas indígenas, uma delas especializada em Caatinga, fazem o combate ao fogo na Terra Indígena Bacurizinho, no Maranhão.


No Tocantins, as regiões da Ilha do Bananal e do rio Araguaia, também sofrem com as queimadas. Brigadas indígenas e uma especializada em Cerrado fazem o combate às chamas.


Em Mato Grosso, são três os incêndios dentro de Unidades de Conservação. A informação é do Governo do Estado. Um deles atinge a Chapada dos Guimarães desde o final de agosto. Três pontos turísticos foram fechados, entre eles o Circuito das Cachoeiras.


A estação seca dificulta o controle das queimadas porque a baixa umidade do ar e o calor intensificam o fogo.




http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-09/incendios-ameacam-areas-protegidas-da-amazonia
Amazônia:Queimadas

Related Protected Areas:

  • TI Bacurizinho
  • TI Tenharim/Marmelos
  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.