Livro sobre cogumelos comestíveis concorre ao Prêmio Jabuti

Amazonas Atual - http://amazonasatual.com.br - 06/10/2017
Livro sobre cogumelos comestíveis concorre ao Prêmio Jabuti

MANAUS - O livro "Ana amopö - Cogumelos Yanomami" é um dos dez finalistas da 59ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia. O livro foi elaborado por iniciativa dos pesquisadores indígenas Yanomami e teve a colaboração do Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), liderado pela pesquisadora Dra. Noemia Kazue Ishikawa. O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro e a cerimônia de entrega do prêmio será no dia 30 de novembro.
Ao todo, a edição 2017 recebeu 2.346 inscrições. O Prêmio Jabuti, o mais tradicional e prestigiado prêmio literário no Brasil, foi criado em 1958 e é outorgado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Nesta edição, o prêmio contempla 29 categorias.
O livro foi escrito em sanöma, uma das línguas da família linguística Yanomami, e traduzido para o português. É resultado do trabalho de pesquisadores indígenas da região do Awaris, no extremo noroeste de Roraima, na Terra Indígena Yanomami, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA).
A obra reúne um trabalho minucioso de catalogação de cogumelos comestíveis e promove uma diálogo entre os conhecimentos dos indígenas sobre cogumelos comestíveis e os conhecimentos científicos.
Na segunda fase do 59o Jabuti, o júri vai avaliar e dar notas a todos os finalistas para apontar os três primeiros colocados de cada categoria. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 31 de outubro. Os três primeiros colocados de todas as categorias receberão como prêmio o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil. Os demais classificados receberão troféu.
A cerimônia de entrega do Jabuti 2017 acontecerá no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 30 de novembro.

http://amazonasatual.com.br/livro-sobre-cogumelos-comestiveis-elaborado-com-participacao-do-inpa-concorre-ao-premio-jabuti/
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.