Mês de setembro tem mais de 14 mil casos de queimadas no Maranhão

G1 - https://g1.globo.com - 28/09/2017
O mês de setembro tem mais de 14 mil focos de incêndio no Maranhão, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, sobrevoou áreas indígenas, onde brigadistas do Prevfogo e bombeiros estão atuando no combate e na prevenção de incêndios.

Cerca de 300 brigadistas estão espalhados nos municípios de Amarante, Barra do Corda e Grajaú, as queimadas já destruíram plantações e parte da vegetação nativa nas reservas, mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) diz que o fogo está controlado.

O ministro sobrevoou a região central do estado, que concentra a área mais atingida com as queimadas. Em muitos pontos, o verde deu lugar às cinzas e a fumaça cobre a vegetação. Na cidade de Grajaú foi montado um quartel Ibama para traçar todo o planejamento de combate ao fogo nas reservas indígenas.

Só a terra indígena Arariboia registrou nesta quarta-feira (27), 207 focos e mais 139 na terra Porquinhos. As altas temperaturas e o vento forte facilitam a propagação do fogo.

Uma das preocupações do ministro é porque não há previsão de chuva no Maranhão até a primeira quinzena de outubro. No entanto, Sarney Filho adiantou que existem recursos para garantir o trabalho necessário de combate ao fogo no estado.

"Embora com condições muito mais adversas, climáticas, a gente está tendo até agora uma diminuição das áreas queimadas" afirmou o ministro.



https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/mes-de-setembro-tem-mais-de-14-mil-casos-de-queimadas-no-ma.ghtml
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  • TI Porquinhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.