Instituto Socioambiental aponta aumento do desmatamento em terras indígenas na Amazônia

Rádio Agência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral - 06/11/2017
Instituto Socioambiental aponta aumento do desmatamento em terras indígenas na Amazônia

Renata Martins

Levantamento do Instituto Socioambiental aponta que desmatamento cresceu 32% nas Terras Indígenas da Amazônia, entre agosto de 2016 e julho de 2017. A situação é mais crítica no centro e sudoeste do Pará, onde estão as três áreas mais desmatadas no período.
Marcio Santili, do Conselho Diretor do ISA, cita algumas das terras indígenas mais ameaçadas.
Para barrar o desmatamento nestas áreas, Santili, propõe o aumento da fiscalização.
Para ilustrar o diretor do ISA cita as ações do Ibama, na BR 163, na região onde está localizada a terra indígena Kaiapó, que já foi responsável por até 20% de todo o desmatamento da Amazônia e no último ano a taxa na região caiu 53%.
A pesquisa da ONG utilizou os dados sobre desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente no dia 17 de outubro.
Os dados oficiais apontaram a redução de 16% desmatamento na Amazônia no último ano.
De acordo com o ISA, em termos absolutos, o desmatamento nas TIs amazônicas segue muito pequeno. Até 2016, o desmatamento acumulado nessas áreas correspondia a apenas 1,6% do desmatamento total de toda a Amazônia brasileira.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-11/instituto-socioambiental-aponta-aumento-do-desmatamento-em-terras-indigenas-na
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • TI Kayapó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.