Governador inaugura reforma de escola indígena e garante nova unidade em Pariconha

Agência Alagoas agenciaalagoas.al.gov.br - 24/11/2017
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguraram nesta sexta-feira (24), segundo dia da oitava edição do Governo Presente, as melhorias realizadas pelo Governo do Estado na Escola Estadual de Educação Básica José Carapina, localizada na aldeia indígena Geripankó, no município de Pariconha.

Na cerimônia, o governador assinou ainda a ordem de serviço para construção de uma nova unidade no município, com 12 salas de aula, ginásio de esportes e laboratório de informática, com capacidade para pelo menos 400 alunos do Ensino Médio.

De acordo com o governador Renan Filho, a inauguração em Pariconha demonstrava capacidade do Governo do Estado em levar uma Educação de qualidade a todos os municípios alagoanos.

"Estamos entregado essa escola novinha para a comunidade indígena, que vai contar também com o ginásio de esportes que estamos construindo. Pariconha é a cidade mais distante da capital alagoana por via terrestre. Então, essa cerimônia é muito representativa. Ações como essa demonstram que o Governo tem generosidade suficiente para chegar em todos os lugares, para se preocupar com todas as pessoas, sobretudo com quem mais precisa", avaliou Renan Filho.

"É muito bom caminhar pelo Estado, ver as crianças todas fardadas, entusiasmadas para estudar, com a educação valorizada. Quero parabenizar a comunidade por manter suas tradições históricas e dizer que o Governo de Alagoas estará sempre disposto a colaborar para que a educação chegue a todos os recantos de Alagoas", afirmou o governador.

O secretário da Educação e vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, lembrou ainda de outra iniciativa que beneficia a população indígena de Pariconha. "Na tribo Katokin, nós estamos construindo uma outra escola, que em breve o governador pode vir inaugurar. Aqui na José Carapina, vamos nos esforçar para atender um pedido da comunidade escolar para construção de mais um bloco. E também já reformamos, assim como a Escola José Carapina, a Escola de Educação Básica de Pariconha, no centro da cidade", destacou Luciano Barbosa.

"Tem sido uma grande satisfação passar em todas essas cidades do Alto Sertão, conversando com os professores, alunos, diretores e sentindo de perto o impacto servido trabalho que vem sendo realizado. O que vimos é uma vontade muito grande de mudar o quadro da Educação em Alagoas", afirmou o secretário da Educação.

A Escola José Carapina recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura, reparos estruturais e aparelhos de ar condicionado em todas as salas. Desde 2015, o Governo de Alagoas já reformou 157 unidades da rede estadual de ensino.

Apenas na oitava edição do Governo Presente, que atende os municípios de Pariconha, Delmiro Gouveia, Piranhas, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi e Olho D'Água do Casado, quatro unidades reformadas foram inauguradas, beneficiando mais de dois mil alunos.


Abastecimento de água

Ainda em Pariconha neste segundo dia do Governo Presente no Alto Sertão, o governador Renan Filho assinou a ordem de serviço para ampliação da rede de abastecimentos e água da cidade, que receberá investimento de R$ 30 mil oriundos do Plano de Investimentos da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Alagoas (Casal).

A obra vai garantir o fornecimento de água em centenas de residências e estabelecimentos comerciais de Pariconha, e está aliada à outro investimento, de R$ 160 mil, para melhorias estruturais na Estação de Tratamento de Água do Alto Sertão, que atende os municípios de Pariconha, Delmiro Gouveia, Mata Grande, Inhapi, Canapi e Água Branca. As melhorias na ETA do Alto Sertão também tiveram ordem de serviço assinada nesta sexta-feira.

As obras e investimentos do Estado em Pariconha foram enumerados pelo prefeito Fabiano Santana. "Além da reforma da nossa escola indígena, temos as melhorias no abastecimento de água, a pavimentação asfáltica de Pariconha até o Lago de Moxotó, a garantia da pavimentação dos três quilômetros do centro da cidade. Então, só temos a agradecer pelo Governo Presente em nosso município.

Em Pariconha, o governador Renan Filho foi acompanhado também pela deputada federal Rosinha da Adefal, pelos deputados estaduais Inácio Loiola, Jairzinho Lira e Davi Davino, pelo senador Renan Calheiros, pelo presidente da Casal, Clécio Falcão, pelo presidente do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, pela secretária da Mulher e Direitos Humanos, Cláudia Simões e pelo secretário da Comunicação, Enio Lins, além de vereadores, prefeitos e lideranças comunitárias da região.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/21648-governador-inaugura-reforma-de-escola-indigena-e-garante-nova-unidade-em-pariconha
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Jeripancó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.