Comunicado do Centro de Trabalho Indigenista sobre a aldeia Y'Hovy, Guaíra (PR)

Facebook https://www.facebook.com/trabalhoindigenista/ - 04/12/2017
No final da tarde desta segunda-feira (04), por volta das 17h, cerca de 100 fazendeiros e proprietários de Guaíra, Oeste do Paraná, bloquearam a entrada da aldeia Y'Hovy do povo Guarani. Os fazendeiros queriam impedir que um caminhão carregado com madeira fizesse a entrega.

As madeiras, que foram compradas através de um projeto de apoio da Fundação Nacional do Índio, serão utilizadas para a construção de casas da comunidade que vive em situação de vulnerabilidade, com moradias precárias.

Em grupos de Whatsapp moradores de Guaíra se articularam mobilizando mais pessoas para impedir que a entrega fosse feita. No facebook os chamados foram feitos com ofensas e comentários racistas contrários à presença dos indígenas em seus locais de ocupação tradicional.

O carregamento foi entregue na aldeia Y'Hovy, porém os grupos de fazendeiros se articulam nas redes sociais para impedir outras entregas. Na quarta-feira um ato dos fazendeiros contra as demarcações de Terras Indígenas está marcado para o centro da cidade.

Os grupos também estão identificando servidores da Funai e divulgando suas fotos em grupos de whatsapp. O clima na cidade continua hostil aos indígenas e os membros das comunidades Guarani estão preocupados com possíveis atos de violência por parte dos fazendeiros.



https://www.facebook.com/trabalhoindigenista/photos/a.239421716145932.57636.120476701373768/1552946808126743/?type=3&theater
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Tekohá Guasu Guavira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.