Ministério Público alerta sobre risco de genocídio indígena no interior de Rondônia

Rádios EBC radios.ebc.com.br - 12/12/2017
Adriano Karipuna é liderança indígena e relata o que tem passado por, junto com seus parentes, defender a Terra Indígena Karipuna, nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, de madeireiros ilegais, grileiros e garimpeiros.

"Por ser líder dos indígenas, já recebi ameaças de ligações anônimas, só que até agora não conseguimos rastrear de onde vieram essas ligações anônimas de ameaças de morte mesmo".

O Ministério Público Federal em Rondônia enviou recomendação à Funai para que tome providências em relação à área. Para o órgão, há risco de genocídio, como informa o procurador federal Joel Bogo.

"Temos históricos de violência: um policial rodoviário federal foi morto, um agente da força nacional de segurança pública foi morto, os invasores atiraram contra o próprio helicóptero da polícia... então se os invasores eles têm essa atitude de enfrentamento contra a própria polícia, imagina contra os indígenas né, então, a situação de vulnerabilidade desses grupos indígenas é de fato preocupante".

De acordo com o procurador, essa foi uma das áreas indígenas mais desmatadas em 2017. O MPF recomendou que a Funai apresente um plano emergencial e um plano de fiscalização permanente, mas, segundo o procurador Joel Bogo, o órgão indigenista apresenta a falta de orçamento como principal empecilho para desenvolver as ações.

A Terra Indígena Karipuna é uma área tradicionalmente ocupada e já regularizada pela Funai.

A assessoria da Funai informou que enviou os questionamentos da reportagem à Procuradoria Federal Especializada e aguarda uma posição sobre o caso.



http://radios.ebc.com.br/reporter-amazonia/2017/12/ministerio-publico-alerta-sobre-risco-de-genocidio-indigena-no-interior-de
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Karipuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.