Comitiva ouve presidente da Funai em audiência

O Paraná oparana.com.br - 13/12/2017
O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Franklimberg Ribeiro de Freitas, é aguardado para participar amanhã, em Brasília, da discussão sobre o impasse entre agricultores e indígenas nas cidades de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Estado. A audiência pública consta na pauta da Câmara dos Deputados e ocorrerá nesta quinta-feira, a partir das 10h.

O tema será amplamente debatido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural diante dos apelos de líderes regionais que cobram uma solução definitiva para o problema que se arrasta há décadas no local.

De um lado a comunidade luta diante da ameaça de que boa parte da cidade e de algumas áreas rurais será afetada com a demarcação. Falta-se algo em torno de 30 mil hectares. Do outro, índios batem o pé quanto à legitimidade de fixar suas raízes nessas terras, que eles consideram herdadas de seus ancestrais. A falta de acordo levou o governo federal a suspender a demarcação de terras indígenas nesses municípios da região oeste.

No início deste ano, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Funai 2 deu parecer favorável quanto à realização de uma nova análise de demarcações em andamento em seis estados brasileiros.

Além do presidente da Funai, vão participar da audiência o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, o prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, e representantes do Ministério da Justiça e do Ministério Público da União.



https://www.oparana.com.br/noticia/comitiva-ouve-presidente-da-funai-em-audiencia
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Tekohá Guasu Guavira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.