Alunos indígenas estão sem transporte escolar e merenda em RR, denuncia professora

G1 http://g1.globo.com/ - 30/01/2018
Estudantes da escola estadual indígena Tuxaua Antônio Horácio na Terra Indígena de São Marcos, município de Pacaraima, Norte do Estado, estão sem transporte escolar, segundo denunciou uma professora da unidade ao G1 nesta terça-feira (30).

"Ainda estamos concluindo o ano letivo de 2017 e estamos sem o transporte escolar porque o governo não pagou a empresa responsável para conduzir os alunos. E estamos sem merenda também", afirma a professora da unidade que fez a denúncia.

De acordo com ela, os alunos e professores estão sem ter como se deslocar à escola.

"Os estudantes tentam chegar à unidade, correndo risco de vida, pois tentam carona pela rodovia federal BR-174, que é muito movimentada", revela a servidora.

A escola fica localizada na Comunidade Indígena Boca da Mata. Conforme a professora, foi feito um protesto para chamar atenção das autoridades.

"Fizemos uma paralisação, há uma semana, devido a esse descaso com os nossos alunos desde o dia 22 de janeiro, para que as instituições fiscalizadoras possam fazer algo por nós. A empresa não recebe e todos sofrem por isso", diz.

Ela ressaltou que foi elaborado um documento e entregue às autoridades competentes para que apurem o caso.

"São 68 alunos sem transportes que moram em Pacaraima e os que moram nas redondezas. Eles não podem ficar desassistidos", avalia a professora.

O G1 solicitou esclarecimentos do governo do estado acerca da falta de transporte escolar na comunidade indígena e da merenda, mas não teve retorno até a publicação deste material.



https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/alunos-indigenas-estao-sem-transporte-escolar-e-merenda-em-rr-denuncia-professora.ghtml
::: Educação Indígena

Related Protected Areas:

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.