MPF entra com ação contra garimpo ilegal no Pará

O eco http://www.oeco.org.br/ - 05/02/2018
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação pedindo à Justiça para que obrigue o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a realizarem fiscalizações contra garimpo ilegal na terra indígena Munduruku, no Pará. A ação foi encaminhada à Justiça Federal, em Itaituba, na quinta-feira (01).

Segundo denúncias recebidas pelo MPF, garimpeiros ilegais estão abrindo uma estrada para facilitar o acesso ao território dos Mundurukus. Além disso, a extração ilegal de minério está sendo realizada por funcionários públicos que tentam persuadir os índios a liberarem áreas para novos garimpos. Impactos socioambientais estão sendo provocados pela atividade ilegal, como a redução da pesca e a contaminação por mercúrio.

O órgão federal informou que o Ibama e o ICMBio já tinham se comprometido em apresentar um plano de fiscalização, o que nunca ocorreu.

Na ação, o MPF dá 30 dias para que o Ibama e o ICMBio comecem as fiscalizações, sob pena de multa de R$ 30 mil por dia, em caso de descumprimento.

Mudurukus armam operação contra garimpo

Enquanto os órgãos públicos não atuam na região, os índios da etnia Muduruku resolveram agir por conta própria e organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros do local. A expedição foi acompanhada pela Folha de São Paulo, em matéria publicada no domingo (4), que narra a viagem.

Ainda segundo a reportagem, ao chegarem no local, os cerca de 40 indígenas abordaram os garimpeiros para uma reunião e ouviram a promessa de ajuda dos abordados. No dia 27, os índios deixaram o local com a promessa de voltarem dentro de 30 dias e dessa vez será para expulsar os invasores.



http://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/mpf-entra-com-acao-contra-garimpo-ilegal-no-para/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Mundurucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.