Após decisão da Justiça, indígenas protestam para tentar impedir demolição de escultura histórica no sul da BA

G1 http://g1.globo.com/ - 01/03/2018
Cerca de 200 índios de Santa Cruz Cabrália, extremo sul da Bahia, fizeram uma manifestação pacífica, na manhã desta quinta-feira (1o), pelas ruas da aldeia de Coroa Vermelha para protestar contra a decisão da Justiça de demolir um monumento que é ponto turístico da cidade e que representa a primeira missa do Brasil, em 1500.

A Justiça Federal determinou que a prefeitura de Santa Cruz Cabrália faça a demolição do equipamento após um pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que diz que as esculturas foram construídas, sem licença ambiental, numa Área de Preservação Permanente (APP).

O protesto desta quinta-feira contou ainda com a presença de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais

O monumento é formado por três conjuntos de esculturas, feitas com cimento e cerâmica, esculpidas pela artista plástica Bernadete Varela, a pedido da prefeitura de Santa Cruz Cabrália.

A intenção do executivo municipal em instalar o monumento no local foi fazer uma divisa entre a área indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, e o município de Porto Seguro.

A comunidade indígena da região diz que ficou surpresa com a decisão judicial, pois nenhuma liderança da aldeia foi ouvida.

Comerciantes da região também ficaram surpresos e com medo de perder clientes, caso o monumento seja demolido.



https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/indigenas-protestam-contra-demolicao-de-monumento-que-representa-primeira-missa-celebrada-no-brasil.ghtml
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Coroa Vermelha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.