Projeto busca fomentar consumo e cultivo de peixes na Terra Indígena Rio das Cobras

Universidade Federal da Fronteira Sul https://www.uffs.edu.br/ - 03/04/2018
A UFFS - Campus Laranjeiras do Sul desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras-PR desde 2014. Atualmente, um dos projetos executados no local é o "Piscicultura na Terra indígena Rio das Cobras", que é uma continuação de outros projetos, com a mesma temática, desenvolvidos anteriormente no local.

O projeto, assim como os demais que o antecederam, busca fomentar o consumo de peixes e incentivar boas práticas de cultivo em viveiros implantados na Terra Indígena, visando contribuir para a inclusão da piscicultura como sistema produtivo e aumento do consumo de peixe pelas comunidades.

Com apoio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC-EM/CNPq, aprovado no Edital No 523/UFFS/2017, o projeto é desenvolvido nas comunidades Sede, Trevo, Encruzilhada e Campo do Dia, de etnia Kaingang.

As tarefas de alimentação dos peixes e monitoramento da qualidade da água dos viveiros são realizadas, em conjunto com a comunidade, pela estudante do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras Danieli Finhgre Felix (Bolsista PIBIC-EM/CNPq) e o estudante do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Thiallandier Pinheiro.

Na última semana, foi realizada uma pesca no viveiro monitorado na comunidade Trevo. Segundo Adão Krekanh Paulista, liderança local, "a comunidade ficou muito contente com os resultados". Betina Muelbert, coordenadora do projeto, salientou a importância dos moradores pescarem diversas espécies de peixes que foram destinadas ao autoconsumo, contribuindo para a diversificação da alimentação.

Apoio
O projeto conta com o apoio do cacique Angelo Kãvigtanh Rufino, da professora Crislaine Padilha de Aguilera, do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, e da indígena e egressa do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ilda Cornélio. Recebe também colaboração dos docentes Maude Regina de Borba, Marcos Weingartner e Cristiano Durat, além dos estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura.



https://www.uffs.edu.br/campi/laranjeiras-do-sul/noticias/projeto-busca-fomentar-consumo-e-cultivo-de-peixes-na-terra-indigena-rio-das-cobras
Recursos Hídricos:Pesca

Related Protected Areas:

  • TI Rio das Cobras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.