Integração cultural no Festival da Cultura Indígena no Rio Silveiras

Costa Norte d.costanorte.com.br - 04/04/2018


Para celebrar o Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, será realizado entre os dias 19 e 22 deste mês, o Festival da Cultura Indígena do Rio Silveiras. O evento é realizado pela etnia Guarani, com apoio da Secretaria de Turismo de São Sebastião e Fundação Educacional e Cultural 'Deodato Sant'Anna'.

As atividades estão previstas para iniciar sempre às 9 horas, na Aldeia do Rio Silveiras, localizada no bairro Boracéia, onde os visitantes poderão conhecer e acompanhar um pouco mais sobre a rica cultura indígena, sua arte e culinária. A programação será aberta com apresentação do canto e dança da aldeia. Às 10 horas, os índios farão a tradicional apresentação de dança do xondaro, em seguida haverá também apresentações com arco e flecha, cabo de guerra e luta corporal. Ao meio dia, pausa para o almoço acompanhado da culinária tradicional e na sequência apresentação dos grupos Porteira, Cachoeira, Rio Pequeno e Silveira e muito mais. A entrada será a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O cacique Adolfo Wera Mirim anuncia: "Estão todos convidados para prestigiar a festa indígena Guarani e conhecer a cultura de um dos povos nativos do Brasil".

Confira a programação de 19 a 22 de abril:

9h - Apresentação do canto e dança da Aldeia

9h30 - Apresentação - Fala da Autoridade e Liderança

10h - Dança do Xondaro

10h45 - Apresentação com Arco e Flecha

11h - Cabo de Guerra

11h30 - Luta Corporal

12h - Almoço

14h10 - Apresentação dos grupos

14h20 - Grupo Porteira

14h30 - Grupo de Cachoeira e Grupo do Rio Pequeno

14h40 - Grupo do Silveira

15h - Corrida de Tora




http://d.costanorte.com.br/geral/17335/integracao-cultural-no-festival-da-cultura-indigena-no-rio-silveiras
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ribeirão Silveira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.