Líderes indígenas declaram apoio ao governo de RR por fechamento da fronteira com a Venezuela

G1 http://g1.globo.com/ - 10/05/2018
Representantes indígenas da Terra Indígena São Marcos protocolaram na tarde desta quinta-feira (10) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em apoio ao governo do estado que solicitou da União, em abril, o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela.

A ação foi deliberada após uma assembleia extraordinária realizada nos dias 3 e 4 de maio na comunidade Igarumã, na região do Alto São Marcos, em Pacaraima, Norte do estado.

Participaram da reunião representantes da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidicir) e da Associação de Desenvolvimento dos Povos Indígenas Taurepangs do Estado de Roraima (ADPITERR).

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta (10), no Palácio da Cultura, em Boa vista, o presidente da Alidicir, Anísio Pedrosa Lima, declarou que a ação foi motivada pela entrada desenfreada de venezuelanos e o aumento da violência, doenças e desmatamento ilegal em Roraima.

"Nossa cidade sofre uma consequência muito grande e está abalando a nossa liberdade, porque moramos lá [Pacaraima]. Tememos o risco de vida, por meio de doenças, o tráfico de drogas e armas. Outra coisa perigosa é o descaminho de materiais perigosos e ilícitos que chegam as comunidades", disse.

O coordenador da Terra Indígena São Marcos, Jesus Level de Almeida, criticou a má administração do recurso para auxiliar os venezuelanos que vivem em situação de risco social e pessoal na cidade.

Em março o Governo Federal liberou por meio de uma medida provisória R$ 190 milhões para auxiliar ações humanitárias aos venezuelanos que migraram para Roraima.

"Só há tendas armadas no pátio da Receita Federal, que não vemos ninguém. É um dinheiro que poderia ajudar muitos que necessitam, mas está sendo investido numa coisa que não estamos vendo progresso", alegou o coordenador da Terra Indígena São Marcos.




https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/lideres-indigenas-declaram-apoio-ao-governo-de-rr-por-fechamento-da-fronteira-com-a-venezuela.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.