Tem pimenta na torneira

Bebo Melhor, n.3, Beer News, jun. 2018, p. 9-10 - 30/06/2018
Tem pimenta na torneira

Foi depois de assistir ao episódio dedicado ao chef brasileiro Alex Atala, na Chef's Table, que o sócios da cervejaria irlandesa Hopfully (um trocadilho com as palavras em inglês hopeful, que quer dizer esperançoso, e hop+fully, ou seja, cheio de lúpulo)
cheio de lúpulo) decidiram produzir uma Saison com a pimenta-jiquitaia-baniwa, ingrediente cultivado há milhares de anos pelo povo indígena Baniwa, do Alto do Rio Negro, na Amazônia.

Lançada em março deste ano em uma feira de alimentos em Dublin, na Irlanda, Baniwa Chilli tem 3,8% teor alcoólico e, além da pimenta, leva suco de abacaxi e menta na receita. Esta é a primeira vez que um acordo como esse acontece no meio
cervejeiro: 10% do valor de comercialização de toda a produção de 500 litros será repassado para a Organização Indígena da Bacia do Içana, que apoia a Rede de Casas de Pimenta Baniwa.

André Baniwa, líder da comunidade produtora, comemorou a descoberta do ingrediente pelos cervejeiros em entrevista ao Instituto Socioambiental, já que a pimenta tem grande versatilidade, podendo ser usada em outros setores que não
só restaurantes.

Bebo Melhor, n.3, Beer News, jun. 2018, p. 9-10
PIB:Noroeste Amazônico

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.