Seis pessoas são presas e 80 m³ de madeira retirada de terra indígena são apreendidos, em RO

G1 https://g1.globo.com/ - 16/06/2018
Seis homens foram presos e aproximadamente 80 m³ de madeira foram apreendidos neste sábado (16) entre União Bandeirantes e Jaci-Paraná (RO), distante cerca de 90 km de Porto Velho, em operação realizada pela Polícia Militar Ambiental e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A madeira havia sido retirada ilegalmente da terra indígena Karitiana.

Segundo o registro, a Funai recebeu a denúncia de que caminhões e um trator estavam realizando a retirada e transporte de madeira da terra indígena, localizada em União Bandeirantes (RO), distante cerca de 160 km da capital. A equipe se deslocou até o local e avistou quatro caminhões toreiros carregados com madeira.

Após seguir os caminhões por algum tempo, os veículos foram abordados, já perto de Jaci-Paraná, e foi verificado que eram transportados quase 80 m³ de madeira, avaliados em cerca de R$25 mil. As toras foram apreendidas e os quatro caminhoneiros foram presos.

Ao retornar à terra indígena, foram encontrados outros dois homens, em um local de retirada de vegetação, junto a várias outras toras de madeira prontas para serem transportadas. Os suspeitos também foram presos. O trator não foi localizado.

Os quatro caminhões carregados foram apreendidos pela Polícia Ambiental e os presos foram conduzidos à Polícia Federal.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/seis-pessoas-sao-presas-e-80-m-de-madeira-retirada-de-terra-indigena-sao-apreendidos-em-ro.ghtml
Amazônia:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • TI Karitiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.