Funai realiza ações de fiscalização conjunta para combate ao roubo de madeira em Terras Indígenas

Funai http://www.funai.gov.br/ - 25/06/2018
Uma ação de fiscalização na Terra Indígena Parque Aripuanã - divisa dos municípios de Juína-MT e de Vilhena-RO - flagrou a atuação ilegal de madeireiros, no dia 8 de junho. A operação foi idealizada pelo Ibama e articulada em parceria com a Funai e a Força Nacional.

Três pessoas foram detidas em flagrante e devidamente identificadas e qualificadas. Os infratores serão multados e responderão civil e criminalmente pelos delitos. A participação de outros envolvidos não está descartada e será investigada em conjunto com a Polícia Federal.

No local, o qual já havia sido alvo de uma outra ação em março deste ano, foram apreendidos ainda dois tratores e uma caminhonete. Devido à dificuldade operacional e logística, os tratores foram inutilizados dentro da terra indígena. A caminhonete, todavia, foi encaminhada ao pátio do Ibama, em Juína.

Terra Indígena Karitiana (Rondônia)

No dia 16, a operação realizada pela Funai, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, apreendeu 80 m3 de madeira retirados da TI Karitiana entre União Bandeirantes e Jaci-Paraná, em Rondônia, a 90 km de Porto Velho. Após denúncia recebida pela Funai, a equipe abordou quatro caminhões que transportavam montante de madeira avaliado em R$ 25 mil.

A Polícia Ambiental apreendeu o material e deteve, além dos caminhoneiros, outros dois suspeitos que foram encontrados com várias toras de madeira na terra indígena. Todos foram conduzidos à Polícia Federal.




http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4944-funai-realiza-acoes-de-fiscalizacao-conjunta-para-combate-ao-roubo-de-madeira-em-terras-indigenas
Amazônia:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.