Em Rondônia, indígenas denunciam invasões e ameaças de morte

Rede Brasil Atual https://www.redebrasilatual.com.br/ - 21/08/2018
Cerca de 800 indígenas da Terra Uru-eu-Wau-Wau, em Rondônia, estão vivendo sob constantes invasões de madeireiros interessados na extração da madeira serrada, grileiros e até garimpeiros ilegais. Ameaçado de morte, o indígena Awapu, que preside a Associação Jupaú, declarou, em entrevista à repórter Nahama Nunes, da Rádio Brasil Atual, que há tempos os conflitos são denunciados e cobra ajuda das autoridades brasileiras.

"Os madeireiros que está invadindo as nossas terras estão bem armados", aponta Awapu. Segundo explica a coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Ivaneide Bandeira, os invasores são violentos e têm também desmatado as terras da reserva. "O clima é de medo", afirma. "Quando os grileiros entram, eles entram desmatando e derrubando a floresta".

O território indígena ameaçado em Rondônia é composto por diversas tribos que se autodenominam Jupaú, entre elas a Amondawa e mais três grupos isolados. A terra Uru-eu--Wau-Wa, junto com o Parque Nacional Pakaás Novos, é responsável, de acordo com os povos tradicionais, pela biodiversidade do estado de Rondônia.

Ainda de acordo com Ivaneide, alguns candidatos locais às eleições deste ano têm incentivado a invasão do território indígena sobre a promessa de que, se eleitos, irão reduzir as demarcações. Procurados, o Ministério Público Federal e a Funai não responderam os questionamentos feitos pela reportagem, até o fechamento da matéria.


https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/08/em-rondonia-indigenas-denunciam-invasoes-e-ameacas-de-morte
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.