SESAI promove treinamento de colaboradores no Vale do Javari para abordagens a indígenas isolados

Ministério da Saúde http://portalms.saude.gov.br - 17/10/2018
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) realizou, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DASI) e Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (DSEI), oficina de qualificação para situações de contato com grupos isolados. O treinamento ocorreu nos dias 05, 09 e 10 de outubro de 2018, com o apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (FPE-VJ/FUNAI) e da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC/Funai). A oficina contou, ainda, com instrutores técnicos do DSEI Tapajós e do Projeto Xingu (UNIFESP).

O objetivo da oficina foi preparar os profissionais para atuar junto aos Povos Indígenas Isolados durante ocorrências de contato, que é a situação durante e imediatamente após a quebra do isolamento. Esse momento é de extrema vulnerabilidade sócioepidemiológica para os indígenas. Para a prevenção de eventos negativos, aplica-se um plano de contingência específico.

A oficina de treinamento abordou aspectos territoriais e socioculturais dos indígenas isolados, o Plano de Contingência, imunização, ferimentos e feridas, acidente por animais peçonhentos e atendimento clínico, protocolos de segurança e conduta durante a situação de contato. A oficina foi realizada em duas etapas: a primeira mais teórica, na sede do DSEI Vale do Javari; a segunda, prática pertencente à FPE-VJ/Funai na Base Ituí.

Participaram da oficina servidores e colaboradores da Funai, profissionais do DSEI Vale do Javari e Médio Rio Purus, além do Condisi e lideranças indígenas locais.

Povos Indígenas Isolados
Grupos ou segmentos que, sob a perspectiva do Estado brasileiro, não mantêm contatos intensos e/ou constantes com a população majoritária, evitando contatos com pessoas exógenas a seu coletivo.

O DSEI Vale do Javari conta atualmente com cerca de dez referências confirmadas de povos indígenas isolados em seu território monitoradas pela Funai.


http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44512-sesai-promove-treinamento-de-colaboradores-no-vale-do-javari-para-abordagens-a-indigenas-isolados
Índios:Isolados

Related Protected Areas:

  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.