Índios denunciam ataque a tiros durante a madrugada

Correio do Estado - https://www.correiodoestado.com.br/cidades - 28/10/2018
Índios denunciam ataque a tiros durante a madrugada
Situação teria ocorrido em propriedade próxima a aldeia Bororó

LUANA RODRIGUES

Indígenas da etnia guarani-kaiowá teriam sido atacados a tiros por desconhecidos na madrugada de hoje (28), em Dourados.

De acordo com uma jovem de 19 anos, que pediu para não ser identificada, o ataque começou por volta das 4h e foi numa propriedade próxima a aldeia Bororó, onde os índios estavam acampados.

"Eles chegaram em três caminhonetes e um trator. Era muito homem. Derrubaram tudinho os barracos, levaram panelas, essas coisas. O que tinha de alimento eles cortaram e derramaram tudo no chão, o povo estava fazendo chicha e eles derramaram tudo", contou.

A jovem diz que aproximadamente 15 pessoas ficaram feridas, sendo duas por armas de fogo, que precisaram ser levadas para o hospital. Uma criança de 9 anos também teria sido atingida pelos tiros. "Eles já chegaram dando tiro na gente e não tinha pra onde correr. Era tiro com bala de verdade e bala de borracha pra todo lado. Eles só pararam quando a Polícia Militar chegou", disse.

Procurada, a PM informou que esteve no local apenas para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, no atendimento a uma vítima de disparo de arma de fogo. "A gente não sabe se foi uma retomada ou alguma outra situação. Ainda não consegui confirmar nem se a vítima, de fato, foi ferida por arma de fogo", disse o comandante da PM, tenente-coronel Carlos Silva.

A reportagem também procurou a Polícia Federal, responsável pela segurança em casos envolvendo indígenas, mas a informação foi de que o delegado de plantão, que poderia prestar esclarecimentos, havia saído para votar.

INCÊNDIO

Na noite de ontem, trabalhadores sem-terra do acampamento Sebastião Bilhar, às margens da BR-262, próximo a Dois Irmãos do Buriti, também teriam sido atacados com um incêndio criminoso.

Conforme moradores do local, pelo menos, dois barracos foram danificados.



https://www.correiodoestado.com.br/cidades/dourados/indios-denunciam-ataque-a-tiros-durante-a-madrugada/339648/?fbclid=IwAR0DwUVCOe6prdg2ES9o2yIlfv-ockpBo-Pp8ZVurXOcFkcu1YpjuaRnEpk
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.