Deputados assinam carta a Bolsonaro pedindo urgência

Folha BV https://www.folhabv.com.br/ - 12/03/2019
Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã de ontem (11), deputados de Roraima e do Amazonas resolveram unir forças e enviaram uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), na qual se pede urgência na extensão do Linhão de Tucuruí até Boa Vista.

Dez parlamentares roraimenses participaram dos debates. O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jânio Xingu (PSB), coordenou as discussões com o deputado Sinésio Campos (PT-AM). A audiência contou ainda com a participação de deputados federais, lideranças indígenas e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

"A ausência de energia elétrica de qualidade traz inúmeros prejuízos para a economia de Roraima, impactando diretamente na vida de cidadãos que convivem com apagões diários", disse Xingu. Os deputados Lenir Rodrigues (PPS), Soldado Sampaio (PCdoB), Ione Pedroso (Solidariedade), Nilton do Sindipol (Patri), Jeferson Alves (PTB), Betânia Medeiros (PV), Coronel Chagas (PRTB), Neto Loureiro (PMB) e Chico Mozart (PRP) também se manifestaram na audiência.

Jânio Xingu enfatizou que durante a audiência foram iniciadas as tratativas para formação de uma comissão permanente de deputados para acompanhar de perto o processo junto às instituições envolvidas no Linhão de Tucuruí.

"Só vamos parar quando virmos a inauguração dessa obra no Estado de Roraima, que é o único não interligado ao Sistema Nacional. "

BLOQUEIO DA BR-174 - Todos os dias, a partir das 18h, os índios Waimiri-Atroari estendem correntes na BR-174 - rodovia que liga Roraima ao Amazonas, interrompendo por 12 horas o tráfego pelos mais de 120 quilômetros que cruzam a reserva indígena. Isso também foi apresentado pelos deputados de Roraima durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta segunda-feira (11), em meio às discussões sobre o Linhão de Tucuruí.

O assunto foi abordado com mais ênfase pelos parlamentares Jeferson Alves, Coronel Chagas, Ione Pedroso e Soldado Sampaio e corroborado pela maioria.

"Vamos tentar chegar a um consenso. Estamos aqui para ouvir os indígenas e buscar uma solução. Estamos iniciando uma peregrinação para resolver tanto a questão energética quanto essa situação na BR-174, e acredito que vamos ter êxito", avaliou Xingu.


https://www.folhabv.com.br/noticia/Deputados-assinam-carta-a-Bolsonaro-pedindo-urgencia/50897
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Waimiri Atroari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.