Indígenas de reserva Raposa Serra do Sol temem novas ameaças de mineradores e agricultores

Reuters - https://www.reuters.com/article/ - 08/04/2019
Indígenas de reserva Raposa Serra do Sol temem novas ameaças de mineradores e agricultores

Bruno Kelly , Sergio Queiroz

RAPOSA SERRA DO SOL, Brasil (Reuters) - Uma década depois de o povo Macuxi ter vencido uma sangrenta batalha legal para expulsar plantadores de arroz de sua reserva em uma parte remota do Brasil, seu domínio sobre terras ancestrais voltou a ser ameaçado pela nova direita. Presidente Jair Bolsonaro.

A extensa área de 1,7 milhão de hectares de savana na fronteira com a Venezuela - uma reserva chamada Raposa Serra do Sol - abriga 25 mil nativos cuja principal fonte de sustento é a criação de gado.

Mas a terra continua cobiçada por fazendeiros comerciais e garimpeiros que acreditam que a área é rica em minerais como ouro, diamantes, cobre, molibdênio, bauxita e até mesmo nióbio, um metal usado para fortalecer o aço que Bolsonaro considera "estratégico".

"Na luta pelos nossos direitos à terra, 21 de nós morreram", diz o chefe Aldenir Lima, líder das 70 comunidades da reserva. "Desde então, recuperamos o que havíamos perdido e, hoje, as plantações de arroz dos fazendeiros brancos foram substituídas por nossos rebanhos de gado."

Isso pode mudar se Bolsonaro cumprir sua promessa de rever as fronteiras da reserva - parte de seu esforço para revogar a proibição da agricultura comercial e da mineração em terras indígenas.

O primeiro movimento de Bolsonaro após sua posse em janeiro foi colocar as decisões de terras indígenas sob o Ministério da Agricultura, que é controlado por representantes do setor agrícola ansiosos por abrir novas fronteiras para a agricultura em grande escala.

O presidente já destacou Raposa Serra do Sol.

"É a área mais rica do mundo. Existem maneiras de explorá-lo racionalmente. E para os índios, dar-lhes royalties e integrá-los na sociedade ", disse ele em dezembro.

Os Macuxi temem o retorno de garimpeiros ilegais e outros caçadores ilegais em suas terras, encorajados pela retórica de Bolsonaro e seus esforços para enfraquecer seus direitos.

"Quero pedir ao novo presidente Jair Bolsonaro que respeite os povos indígenas e nossos direitos constitucionais", diz a líder comunitária Tereza Pereira de Souza, com o cabelo coroado com um cocar de penas amarelas.

"Levamos 30 anos para que nossas fronteiras de terra fossem legalmente reconhecidas e registradas", diz ela.

Os 900 mil indígenas do Brasil compõem menos de 1% da população e vivem em reservas que representam 13% do território.


Bolsonaro diz que eles vivem em extrema pobreza e fome e devem ser assimilados em vez de se limitarem a reservas como "animais de zoológico".

Na Raposa Serra do Sol, Daniel Andrade mata a carcaça de uma vaca e segura um pedaço de carne fresca. Ninguém passa fome na reserva, ele responde.

Qualquer tentativa de mudar o status legal da reserva provavelmente seria contestada pelo Supremo Tribunal Federal, alegando que a Constituição do Brasil de 1988 protege os direitos territoriais indígenas.

Os antropólogos advertem que a proteção destruiria as tradições e as línguas dos Macuxi e outras quatro tribos relacionadas na reserva.

"A natureza é nossa vida, nosso sangue e nosso espírito, porque nos dá sustento", diz Martinho de Souza, um xamã Macuxi. "Nós nascemos nesta terra, nós moramos aqui e vamos morrer aqui."

Perto dali, na aldeia xamã de Tamanduá, galinhas correm pelo chão e uma panela de comida cozinha sobre uma fogueira. A aldeia tem o nome de um tipo de tamanduá, um grande mamífero em perigo de extinção.

Membros da tribo mais jovens dizem que vão lutar pela terra, entre eles Tiago Nunes Pereira, 24 anos, que mostra cicatrizes na perna devido a um tiro que sofreu em um confronto com fazendeiros quando tinha apenas 12 anos de idade.

"Sangue foi derramado aqui. Isso doeu muito. Eu não tenho medo de morrer. Nós nunca nos cansaremos de lutar, até o último de nós.



https://www.reuters.com/article/us-brazil-indigenous/brazil-tribal-lands-under-new-threat-from-farmers-miners-idUSKCN1RK19C

PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.