Militar resgata corpo de irmão que morreu afogado no garimpo

Folha Boa Vista https://folhabv.com.br/ - 05/04/2019
Um garimpeiro identificado como Oziel Samies de Souza, 30 anos, morreu afogado rio Couto de Magalhães, na Comunidade do Papiú, na terra indígena Yanomami, território que fica entre os municípios de Mucajaí e Alto Alegre. O desaparecimento da vítima ocorreu na madrugada do dia 31, quando ela foi tomar banho depois de ter ingerido bebida alcoólica. O corpo foi encontrado na manhã de terça-feira, 2. Há alguns meses, um garimpo ilegal foi instalado na região.


A Folha conversou com o irmão da vítima que é militar da Aeronáutica e deu algumas informações sobre o caso. Ele destacou que Oziel foi para a área de garimpo no dia 31 de dezembro. Em conversa com alguns garimpeiros, ele descobriu que depois de beber bastante, a vítima decidiu tomar banho num ponto raso do rio e não foi acompanhada por ninguém.

Uma das hipóteses é de que Oziel tenha relaxado enquanto estava dentro da água, tendo dormido ou desmaiado, sendo levado pela correnteza. O corpo foi encontrado pelos próprios garimpeiros com quem a vítima trabalhava e o caso foi comunicado à família. Como a região é de difícil acesso e é preciso navegar por dez dias para chegar até lá, o militar pediu auxílio da Aeronáutica para resgatar o irmão.

Numa aeronave, conseguiram chegar à região e pousar numa pista clandestina. No local, foi preciso negociar com os garimpeiros que não quiseram contato com os militares, por isso, combinaram de deixar o corpo em determinada local e comunicaram ao grupo do Exército para fazer as buscas e o resgate.
O militar conseguiu encontrar o corpo do irmão que foi transportado até Boa Vista e levado para Instituto de Medicina Legal (IML). Na manhã de quarta-feira, 3, após necropsia, foi liberado para funeral e sepultamento.


https://folhabv.com.br/noticia/Militar-resgata-corpo-de-irmao-que-morreu-afogado-no-garimpo/51862
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.