Ministério Público Federal em Erechim realiza reunião com indígenas de Cacique Doble

Combate Racismo Ambiental https://racismoambiental.net.br - 24/06/2019
No dia 19 de junho de 2019, o Ministério Público Federal realizou, na sede da Procuradoria da República no município de Erechim, RS, reunião com indígenas da Terra Indígena de Cacique Doble, visando à mediação entre o grupo de oposição, o qual reivindica a realização de eleições para a troca do cacicado, e o grupo que compõe a liderança atual.

O ato foi presidido pela Procuradora da República Luciane Goulart de Oliveira e contou com a presença de representantes da Funai e da Polícia Federal e com o apoio de segurança da Brigada Militar. Estiveram presentes integrantes do grupo opositor e da atual liderança, tendo sido limitada a participação ao número de cinco de cada lado, em vista do clima de tensão na comunidade. Foram pontuadas as dificuldades enfrentadas pela Comunidade Indígena na relação com a atual liderança, inclusive na gestão das suas terras. O MPF asseverou que as decisões políticas da Comunidade Indígena devem ser tomadas com base na sua autodeterminação e em respeito aos seus usos, costumes e tradições, sem interferências alheias à própria Comunidade, mas eventuais abusos serão combatidos com rigor, inclusive pelos meios de repressão criminal.

Na ocasião, provocados pelo MPF, os grupos rivais assumiram o compromisso de buscarem um entendimento pacífico entre si, sem o emprego de violência ou qualquer outra forma de retaliação às posições divergentes, até que seja realizada a próxima reunião, marcada para o próximo dia 5 de agosto, quando será apresentado o resultado dos seus debates internos, dando continuidade às conversas iniciadas na reunião.

-


https://racismoambiental.net.br/2019/06/24/ministerio-publico-federal-em-erechim-realiza-reuniao-com-indigenas-de-cacique-doble/
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Cacique Doble
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.