PF descobre 15 mil hectares de terra indígena desmatados e sob ação de grileiros no Pará

OESP - https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo - 17/09/2019
PF descobre 15 mil hectares de terra indígena desmatados e sob ação de grileiros no Pará
Operação Verde Brasil identifica áreas desmatadas na Terra Indígena Ituna Itatá, em Altamira, e locais com indícios de exploração seletiva de madeira na Terra Indígena Arara e Terra Indígena Cachoeira Seca

Pepita Ortega
17 de setembro de 2019 | 11h32

A Polícia Federal identificou cerca de 15 mil hectares desmatados e em processo de grilagem no município de Altamira, no Pará. As ações são desenvolvidas no âmbito da Operação VerdeBrasil, deflagrada no dia 23 de agosto para combater as queimadas na região amazônica.

Segundo a PF, as áreas desmatadas pertencem à Terra Indígena Ituna Itatá e também foram encontrados indícios de exploração seletiva de madeira na Terra Indígena Arara e Terra Indígena Cachoeira Seca.

A PF informou que a polícia judiciária já identificou a possível autoria dos crimes.

Os agentes estão elaborando laudos das situações identificadas, especialmente dos desmatamentos na TI Ituna Itatá, indicou a corporação.

As áreas degradadas foram identificadas a partir de geoprocessamento e imagens de satélite. Com base nas informações, os agentes da PF se deslocaram até a região.

A corporação afirmou ainda que, em parceria com a Marinha e o Ibama, sobrevoou a região para registrar imagens e realizar outras ações sobre os acampamentos no interior das áreas desmatadas.


https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-descobre-15-mil-hectares-de-terra-indigena-desmatados-e-sob-acao-de-grileiros-no-para/
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • TI Cachoeira Seca
  • TI Arara
  • TI Ituna/Itatá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.