Mulheres Guajajara realizam Festa da Menina Moça no Maranhão

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 25/09/2019
No mês de setembro o Povo Guajarara celebra uma das principais tradições dos indígenas maranhenses, a Festa da Menina Moça. Com a participação de mais de 3 mil indígenas no evento deste ano, a Aldeia Lagoa Quieta reafirma a identidade cultural da etnia Guajajara em festividades em que as mulheres são as verdadeiras protagonistas.

Essa tradição marca a passagem para a vida adulta das adolescentes indígenas, que precisam ficar reclusas durante um período de oito dias ao fim do qual elas são apresentadas para a aldeia e os convidados. São as indígenas adultas que preparam toda a alimentação para os convidados da festa e enfeitam as mais jovens com saias longas, pintura de jenipapo, penas de aves e colares artesanais. As mulheres da aldeia também são responsáveis por proteger as moças durante todo o ritual, desde a reclusão até o momento em que são recebidas com danças e música pela comunidade.

Suluene Guajajara, mãe de uma das adolescentes, afirma que "a Festa da Menina Moça é uma reafirmação de nossa identidade cultural. É uma festa que se realiza quando uma moça tem sua primeira menstruação. Depois de passar por todo os processos da festa, ela é considerada uma mulher e que já está pronta para casar".

Aos homens cabe a função de construir os barracões onde irá acontecer a festa, de dançar com as indígenas durante a noite da cerimônia e também de caçar animais para o preparo do moqueado. Esse cozido é feito com a carne da caça preparada durante um mês antes da festa e servido no dia seguinte à noite do ritual, geralmente um domingo.

Localizada a cerca de 600 km da capital, São Luís, a Aldeia Lagoa Quieta faz parte da Terra Indígena Arariboia, cuja população total é de aproximadamente 11,5 mil indígenas. Em 2019 a Festa da Menina Moça foi realizada no dia 7 de setembro.

Assessoria de Comunicação Social / Funai

com informações da Coordenação Regional Maranhão





http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5663-mulheres-guajajara-realizam-festa-da-menina-moca-no-maranhao
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.