Ibama reúne lideranças indígenas do Maranhão para tratar de prevenção aos incêndios florestais

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 15/10/2019
Ibama reúne lideranças indígenas do Maranhão para tratar de prevenção aos incêndios florestais

Brasília (15/10/2019) - O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama realizou no dia 09/10 reunião com as principais lideranças das Terras Indígenas (TIs) Arariboia, Bacurizinho, Governador e Krikati, no Maranhão, com o objetivo de definir medidas para evitar novos incêndios florestais.

O uso inadequado do fogo é uma das principais causas de incêndios florestais na região, como vem sendo constatado nas operações de combate realizadas desde agosto nas TIs do estado.

Cerca de 60 indígenas participaram da reunião e apontaram a necessidade da definição de um calendário de queima controlada acompanhado por equipes do Prevfogo.

"É preciso refletir com as lideranças indígenas sobre a necessidade de preservação e cuidado com suas terras, pois a riqueza natural está sendo devastada pelos incêndios florestais, causando insegurança alimentar e ameaçando a continuidade de seus costumes", disse o comandante da Operação Maranhão 2019, Kurtis Bastos, coordenador estadual do Prevfogo no Ceará.

Nos próximos dias, equipes do Prevfogo realizarão visitas orientadas em terras indígenas do Maranhão para elaborar planos de queima controlada.

http://www.ibama.gov.br/notas/2062-ibama-reune-liderancas-indigenas-do-maranhao-para-tratar-de-prevencao-aos-incendios-florestais
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  • TI Bacurizinho
  • TI Governador
  • TI Krikati
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.