Terra Indígena mais desmatada do país tem mil hectares devastados somente em janeiro de 2020, aponta MPF

G1 - https://g1.globo.com/pa/para/noticia - 22/01/2020
Terra Indígena mais desmatada do país tem mil hectares devastados somente em janeiro de 2020, aponta MPF
A TI Ituna Itatá teve 13% do total de devastação apurado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 2019 e aumento de 700% no desmatamento entre 2018 e 2019. Grileiros já começaram a criação de gado de forma ilegal.

Por G1 PA - Belém

Mais de mil hectares de floresta já foram desmatados somente em janeiro de 2020 na Terra Indígena Ituna Itatá, entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. Uma operação de fiscalização realizou sobrevoos durante uma semana para avaliar danos ambientais causados por grileiros na região.

A operação do Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e Polícia Federal é acompanhada pelo Ministério Público Federal (MPF). Segundo as fiscalizações, grileiros que se apropriaram das terras já começaram a criação de gado de forma ilegal. Os responsáveis ainda não foram identificados.

Durante as fiscalizações, os agentes encontraram castanheiras derrubadas - espécie que tem o corte proibido. Foram aplicados nove autos de infração, que somam mais de R$1 milhão em multas, além de cinco embargos a áreas desmatadas.

A TI Ituna Itata foi a mais desmatada em 2019 no Brasil, com 13% do total de devastação registrado nas áreas indígenas brasileiras pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente no último ano, 23% da floresta foi devastada.

A área em isolamento foi reservada como uma das condicionantes da usina hidrelétrica de Belo Monte e registrou aumento de 700% no desmatamento entre 2018 e 2019. Segundo o MPF, o avanço dos crimes ambientais também ameaça outras duas reservas indígenas - Trincheira Bacajá e a Koatinemo.

"Existem pessoas exercendo a posse ilícita nesse local de uso restrito e estamos tentando verificar o que as levou para ali, de quem elas adquiriram os imóveis e como isso foi feito", disse o procurador da República, Adriano Lana.

Pará é responsável pela maior parte da devastação registrada na Amazônia, aponta Imazon
Terra indígena mais desmatada da Amazônia tem 94% de área declarada por grileiros no PA, aponta Greenpeace
Postos clandestinos abastecem desmatamento
No último dia 16 de janeiro, agentes do Ibama, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros apreenderam cerca de cinco mil litros de combustíveis em postos clandestinos na região Assuriní, entre Senador José Porfírio e Anapu. Segundo as investigações, o produto abastece maquinários utilizados para desmatamento ilegal na região.

Moradores bloquearam a saída dos agentes, fechando a única rodovia de acesso à comunidade. Árvores foram derrubadas e pontes foram incendiadas e serradas pela população.


https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/01/22/terra-indigena-mais-desmatada-do-pais-tem-mil-hectares-devastados-somente-em-janeiro-de-2020-aponta-mpf.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Ituna/Itatá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.